Após três meses sem a cobrança da conta de luz em locais atingidos pela enchente de maio, a CEEE Equatorial afirmou nesta sexta-feira (23) que 60% das faturas de agosto já foram emitidas. Conforme a concessionária, o processo de cobrança voltou à normalidade neste mês.
Quem não recebeu as contas de maio, junho e julho deverá fazer o pagamento a partir de setembro. A quitação ocorrerá juntamente com a fatura do mês corrente, mas em seis parcelas.
O gerente de gestão comercial da concessionária, Rafael Ávila, explicou, porém, que o consumo deste período em que a emissão das faturas foi impossibilitado pela tragédia climática não será feito pela média do histórico de consumo da unidade. Segundo ele, haverá a leitura do registro nos medidores e, caso isso não seja possível, não haverá cobrança.
A CEEE Equatorial informa que cerca de 52 mil medidores danificados pela inundação foram substituídos na área de concessão. Muitos deles armazenaram o registro da energia elétrica consumida entre os três meses. Neste caso, a cobrança será feita com base nos dois relógios, o antigo e o novo.
— Nós tiramos um medidor, por exemplo, em junho e não foi possível a coleta de leitura porque se danificou ao ponto de não termos o registro dessa leitura. Nesse caso, não vai ser cobrado o consumo residual desse medidor antigo porque nós não sabemos qual foi o consumo registrado. Aí vai ser cobrado exclusivamente o consumo registrado no novo medidor, mas não vai ser feita por estimativa essa cobrança — revelou Ávila.
Ainda de acordo com a CEEE Equatorial, haverá cobrança por estimativa, e não pela leitura do consumo real, apenas nas contas referentes aos próximos meses, caso não seja possível ter acesso aos medidores. A orientação é que clientes que queiram contestar os valores procurem os canais de atendimento da CEEE.
— Quando chegamos a um endereço e nos deparamos com algum impedimento para a realização da leitura, a cobrança pode ocorrer pela média de consumo. Automaticamente, no mês seguinte, quando a gente consegue coletar essa leitura, ocorre o ajuste desse faturamento. Ou seja, se esse consumo por estimativa foi superior ao consumo real, no mês seguinte, ele se equaliza e a fatura vem com esse valor a menor — esclareceu o gerente de gestão comercial da CEEE Equatorial.
Nesta semana, voltou a haver cobrança de multa e juros por atraso nas contas, além da possibilidade de suspensão do serviço caso não haja pagamento. A volta destas medidas se deve ao fim do prazo estabelecido em uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Área da RGE
Os moradores atingidos pela enchente na área de concessão da RGE também tiveram problemas no recebimento das faturas. Segundo a concessionária, o processo de leitura e faturamento é feito por lotes divididos no decorrer do mês. A previsão é que todos os clientes sejam visitados até o final deste mês, conforme a data inserida nas contas anteriores.
A companhia de energia afirma que 72 mil relógios foram trocados em residências afetadas na área de concessão.
Em nota, a RGE afirmou que suspendeu a cobrança de maio e que os clientes com problemas no recebimento das contas devem entrar em contato pelos canais oficiais da empresa.
No comunicado, a concessionária também ressalta que "todos os casos estão sendo tratados sem que haja prejuízo ao cliente e conforme previsto na Resolução 1092 criada pela ANEEL para essa situação excepcional vivida pelo Estado".
Canais de contato
RGE
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Site: www.rge-rs.com.br
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Call Center: 0800 970 0900.
CEEE EQUATORIAL
- Telefone: 0800 721 2333
- WhatsApp: 51.3382-5500
- Site: www.ceee.equatorialenergia.com.br
- Presencialmente: agências e unidades credenciadas