O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A Comissão Especial para Analisar a Atuação das Empresas Concessionárias de Energia Elétrica CEEE Equatorial e RGE deve ser instalada até o fim do mês.
A expectativa do deputado Edivilson Brum (MDB), que propôs o projeto e será o presidente do fórum, é que o grupo seja instalado no dia 27 deste mês. A criação da comissão foi aprovada na terça-feira (13).
Os partidos têm até o dia 21 para indicar os representantes. Ao todo, serão 12 titulares e 12 suplentes. Após, será traçado um plano de governo. A ideia é realizar, inclusive, audiências públicas com o objetivo de ouvir as demandas das macrorregiões do Estado.
Poder de fiscalização
Ainda no primeiro semestre, a oposição tentou instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o assunto, porém não obteve o número necessário de assinaturas.
Questionado sobre a efetividade da Comissão Especial, o deputado afirmou que vê diferenças na atuação dos dois grupos. A CPI tem poder de convocar os representantes, enquanto a Comissão Especial os convida.
– A CPI é mais política e vimos que tinha (na época) mais interesse político e não o de solucionar um problema. A CPI convoca, e uma vez que (na Comissão Especial) eles (os representantes) serão convidados, virão. Não acredito que deixem de atender (ao convite) — disse à coluna.
Conforme o deputado, serão convidados os presidentes e gestores das concessionárias, além da Aneel e Agergs.
A expectativa é de que a comissão dure aproximadamente quatro meses. O relatório final será encaminhado a órgãos de fiscalização.
Leia aqui outras colunas.