O corpo de Diogo Boeira Ávila, 42 anos, chegou ao Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (13). Ele é uma das 62 vítimas do acidente aéreo que aconteceu em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (9).
O translado do corpo ocorreu a bordo de uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), às 15h13min. O desembarque no aeroporto de Pelotas, no sul do RS, ocorreu às 19h.
A aeronave também transportava outros dois corpos, que foram desembarcados no aeroporto de Cascavel, no Paraná. Antes do embarque rumo ao Sul ocorreu uma celebração religiosa na base aérea em SP.
Segundo a Funerária Bom Jesus, a cerimônia de despedida de Ávila está prevista para as 7h de quinta-feira (15), na Capela 3 do Memorial Angelus Pax. O velório deve se estender até as 17h. O memorial fica na Avenida Duque de Caxias, 406, no bairro Fragata, em Pelotas. Depois, o corpo será encaminhado ao Crematório Angelus.
Natural de Pelotas, há cerca de três anos Diogo vivia em Florianópolis, onde residia com a companheira, Juliana Dalsasso. Ele trabalhava como gerente distrital de vendas de uma empresa farmacêutica. No momento do acidente, Diogo viajava a trabalho.
Ainda em 15 de agosto, deve ocorrer uma missa em homenagem a ele, às 20h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Florianópolis (SC). O Sindicato dos Propagandistas e Vendedores de SC (Sindivesc/SC) fez uma publicação convidando para a celebração.
Demais vítimas
A despedida do representante comercial André Armindo Michel, 52, está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (14), a partir das 17h. A solenidade ocorre na sala Serenidade do Memorial Krause, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
O memorial fica na Rua Helmuh Heldt, 120, no bairro Canudos. O encerramento está previsto para as 15h da quinta-feira (15). Na sequência, deve ocorrer a cremação, também no Memorial Krause.
A família da comissária de bordo Debora Soper Avila, 28, que era de Porto Alegre, ainda aguarda a identificação do corpo. Segundo Luigi Soper, irmão de Debora, a família ainda espera posicionamento da Voepass sobre quando a despedida será possível. Debora trabalhava na empresa desde março de 2023.
O acidente
Um avião da companhia Voespass Linhas Aéreas caiu por volta das 13h da última sexta-feira (9) em um bairro residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo. Ele transportava 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Não houve sobreviventes. O voo partiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), este é o acidente com o maior número de vítimas desde a queda da aeronave da TAM, em São Paulo, em 17 de junho de 2007, que vitimou 199 pessoas.