O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), completou com sucesso a retirada das informações dos gravadores de voo da aeronave PS-VPB, que se envolveu no acidente aéreo em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9).
Os equipamentos analisados foram o Cockpit Voice Recorder (CVR), que grava as conversas da cabine, e o Flight Data Recorder (FDR), que registra os dados de voo.
Na manhã de sábado (10), as caixas-pretas foram enviadas ao LABDATA em Brasília, no Distrito Federal. A equipe técnica está conduzindo uma análise minuciosa voltada à extração, obtenção e análise dos dados, com foco em diálogos, sons da cabine e alarmes.
O Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, informou que o processo pode levar tempo devido à complexidade e à necessidade de alta qualificação dos profissionais envolvidos.
Ele certificou ainda que as caixas-pretas gravaram com sucesso os dados de voz e de voo referente à ocorrência em Vinhedo (SP).
— Com relação ao CVR, está sendo realizado um estudo minucioso dos diálogos e sons estabelecidos na cabine e com o controle do espaço aéreo. Ainda, por meio do CVR, devem ser identificados os possíveis alarmes sonoros, cuja pesquisa pode requerer, se necessário for, uso de software de análise espectral do som. Por meio do FDR, já no início do processo, busca-se, após a extração e obtenção das informações gravadas nas caixas-pretas, a conversão dos dados eletrônicos binários em unidade de engenharia —explica.
Os dados serão convertidos em unidades de engenharia para facilitar a investigação.
Etapas seguintes
Com a conclusão da ação inicial, em Vinhedo (SP), na segunda-feira (12), a investigação avança para a fase de análise de dados, na qual serão revisadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos.
Os especialistas do LABDATA irão validar, por demanda, todos os parâmetros requeridos pela Comissão de Investigação. O trabalho de validação é realizado por meio de recursos tecnológicos físicos e lógicos de última geração, associados à documentação referente às atualizações de serviços, de componentes e de sensores presentes na aeronave envolvida no acidente.
— Naturalmente, o trabalho requer qualificação excepcional de Recursos Humanos, demandando-se meticulosidade e precisão em todo processo, o que pode demandar uma grande variabilidade de tempo de resposta às indagações atinentes à investigação — concluiu o Brigadeiro do Ar.
O Cenipa planeja divulgar um Relatório Preliminar com os dados factuais do acidente dentro de 30 dias.