Em razão da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, muitos moradores ainda não receberam a conta de luz do mês de maio. Por diferentes motivos, a medição e o faturamento do consumo de energia elétrica também foram afetados, além da entrega do documento.
Na área atendida pela CEEE Equatorial, a orientação é que os clientes tentem acessar a fatura ou emitir uma segunda via pelos canais de atendimento da concessionária — seja online, pela Agência Virtual no site, ou presencialmente. O serviço não possui custo. Caso o consumidor consiga acessar a conta, o valor pode ser quitado sem a preocupação de juros e multas.
Entretanto, é normal que, ao entrar no site ou no atendimento, o titular da unidade consumidora não encontre um documento disponível para pagamento. Isso pode acontecer porque a medição não foi feita, principalmente em áreas alagadas.
— Nós tivemos uma estratégia enquanto distribuidora, sensíveis a todo esse momento, de, ao invés de faturar essas unidades consumidoras por estimativa de consumo, pela média dos últimos 12 meses, optamos por não emitir faturamento dessas áreas criticamente afetadas. Então, não foi emitida a fatura no mês de maio e, agora, no mês de junho, nós estamos tentando retomar para buscar essas leituras e, aí sim, poder faturar em cima do consumo real dessas unidades consumidoras — explicou o gerente comercial da CEEE Equatorial, Rafael Avila.
Nesta quinta-feira (6), a reportagem de GZH esteve na agência da CEEE Equatorial na Azenha, na Avenida Princesa Isabel, e presenciou clientes que buscavam a segunda via, mas foram informados de que não havia documento disponível. Apesar do alto movimento no local, o atendimento para essa situação é feito direto no guichê de solicitação de senhas, sendo mais ágil. Para quem não tiver conta pendente de maio, a fatura de junho irá incluir o consumo de todo o período desde a última leitura.
— Obviamente que uma comunidade consumidora que ficou desligada durante um tempo, ela não registrou esse consumo. Então não existe risco de nenhum consumo maior. Por isso que a gente está com toda a nossa força de trabalho neste mês de junho para tentar acessar todos os medidores, poder buscar essas leituras e, aí sim, faturar o consumo devido de todo esse período. Nós não vamos agora nesse mês emitir uma fatura de maio e mais uma fatura de junho. É uma única fatura com o consumo de todo esse período, onde a gente conseguir acessar essa condição.
As ações de cobranças estão suspensas em áreas alagadas, ou seja, multas por atraso, juros e correção monetária não estão sendo cobrados até 31 de julho. O corte de energia por inadimplência também está suspenso por 90 dias, conforme a Resolução 1.092 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), publicada em 20 de maio.
Para quem não mora em bairros que foram alagados, mas também não recebeu a conta, o problema pode ter sido na entrega do documento. Desta forma, a orientação para esses moradores é também entrar no site da Equatorial ou buscar atendimento para acessar a fatura.