A chuva do mês de maio ainda causa problemas na cidade de Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. Apesar do nível dos rios Pardo e Jacuí apresentar queda constante, ambos, nesta segunda-feira (3), seguiam com números elevados. No dia 7, o Jacuí chegou a 24 metros, sendo que o normal é 7 metros na Barragem de Dom Marco. Hoje está 13m98cm.
Em relação ao Rio Pardo, ele saiu do leito no dia 1° de maio e hoje, está em 9m53cm na ponte da BR-471. De acordo com a prefeitura, normalmente fica entre 3 e 4 metros.
Atualmente, conforme a prefeitura, 97 pessoas estão em abrigos. Ao todo, 10 bairros foram alagados, 19 casas foram levadas pelas águas e localidades ficaram ilhadas e sem acesso por terra. Não houve óbitos ou feridos. Não há mais pontos ilhados. Nos primeiros dias de maio, eram 558 pessoas em abrigos. O mês de maio registrou 500mm de chuva.
Até o momento, a prefeitura de Rio Pardo já retirou 384 caminhões de entulhos das ruas, somando mais de 4 mil toneladas. É feito também o trabalho em rodovias vicinais, com a colocação de pedras para possibilitar o trânsito de veículos leves.
A RS-403, que liga Rio Pardo a Cachoeira do Sul, chegou a ficar submersa, mas já foi liberada, com trânsito em uma pista apenas para veículos leves.