A Refinaria Riograndense, em Rio Grande, instalou longa extensão de boias de contenção no Saco da Mangueira, enseada semifechada conectada à Lagoa dos Patos, ambas com águas em elevação em desdobramento da crise climática.
Nesta quinta-feira (9), trabalhadores em um caiaque faziam a instalação dos bolsões, formando um grande cinturão de proteção para o terminal de carregamento de caminhões de distribuidoras que vão à refinaria buscar gasolina e óleo diesel.
A área de carga é contígua ao Saco da Mangueira, e a barreira foi instalada para tentar evitar alagamento do local, em caso de confirmação do pior cenário da enchente.
A zona da refinaria fica depois da de carregamento, o que lhe garante maior proteção quanto ao avanço do Saco da Mangueira.
Na quarta-feira (8), a Refinaria Riograndense emitiu nota oficial para informar a paralisação das atividades de refino como medida de prevenção e segurança. A companhia assegurou que o fornecimento para as distribuidoras será mantido. O prefeito Fábio Branco afirmou, em entrevista a GZH, que a empresa tem estoque para sete a 10 dias. Ele avalia que não deve ocorrer desabastecimento. Contudo, há vários postos de combustíveis fechados em Rio Grande por escassez do produto.
A Refinaria Riograndense é propriedade da Petrobras, Braskem e Ultrapar. Elas possuem cotas iguais na sociedade. A companhia produz e comercializa derivados de petróleo como gasolina, óleo diesel e GLP (gás de cozinha), entre outros. A capacidade de processamento instalada é de 17 mil barris dia.
A Refinaria Riograndense informa que seu principal mercado é a região Sul do Brasil, em especial o Rio Grande do Sul.
Em nota, a empresa comentou a instalação da barreira de contenção da cheia. Confira a íntegra:
"A Refinaria Riograndense adotou diversas medidas preventivas para o contingenciamento de possíveis consequências causadas pelo pior cenário de alagamento em nossa região, com objetivo de garantir a segurança das pessoas, instalações e meio ambiente. A instalação das barreiras de contenção é um cerco preventivo em toda a extensão da refinaria, e uma medida adicional de segurança que visa garantir a contenção entre as instalações da refinaria e o Saco da Mangueira, caso se concretize o cenário de enchentes extremas."