A prefeitura de Porto Alegre orientou a população a suspender o descarte de resíduos após a enchente nas ruas da Capital nos próximos dias, devido à previsão de chuva intensa na segunda-feira (27) e na terça-feira (28).
"Com a previsão de chuva e vento forte, é importante evitar acúmulo de resíduos que possam ser levados pela água. Nossas equipes seguirão com a força-tarefa de limpeza nos bairros mais afetados", afirmou o comunicado da gestão municipal.
Na semana passada, em entrevista à Rádio Gaúcha, o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Carlos Alberto Hundertmarker, havia orientado a população que limpava as residências após a enchente a seguir descartando os resíduos nas ruas. A orientação, agora, foi alterada.
Segundo o DMLU, entre 6 e 25 de maio, foram retiradas 10,5 mil toneladas de resíduos das ruas, como restos de móveis estragados, raspagem de lodo acumulado e varrição.
Moradores e empresas podem fazer o descarte de resíduos pós-enchente nos seguintes pontos:
- Terreno ao lado da Receita Federal - avenida Loureiro da Silva, 678 - Centro Histórico
- Terreno ao lado do Dmae - avenida Loureiro da Silva, 104 - Centro Histórico
- Terreno na Serraria - avenida da Serraria, 2517
Esses locais são próximos das regiões que foram inundadas, onde o DMLU está descarregando os materiais recolhidos. Depois, os resíduos serão direcionados para o aterro de inertes em Gravataí.