Depois de dirigir orações e doações para a população do Rio Grande do Sul, o papa Francisco voltou a declarar apoio aos gaúchos em ligação por telefone com o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler.
— Manifesto minha solidariedade em favor de todos que estão sofrendo essa catástrofe. Estou próximo a vocês e rezo por vocês — teria dito o papa Francisco, no sábado (11), conforme relatado pelo arcebispo.
— Hoje (sábado, dia 11), próximo do meio-dia, fui surpreendido por uma chamada telefônica do santo padre. Certamente, as manifestações nos confortam e nos dão forças para avançarmos com mais determinação naquilo que precisa ser feito para mitigar o sofrimento de tantos — disse dom Jaime Spengler.
No último domingo (5), o papa já havia manifestado apoio aos atingidos pela tragédia no Rio Grande do Sul.
— Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas — disse aos fiéis que estavam na Praça São Pedro, no Vaticano.
Segundo a Nunciatura Apostólica do Brasil, o papa também doou cerca de 100 mil euros (equivalente a cerca de s de R$ 500 mil) à Regional Sul 3 da CNBB. A regional utilizará o valor para apoiar a população afetada pelo maior desastre climático do Estado.