Após ultrapassar a marca de 8 metros, o Rio do Sinos, em São Leopoldo, já apresenta declínio. De acordo com a telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA) e Serviço Geológico do Brasil (CRPM), em medição realizada às 7h desta segunda-feira (6), o nível está em 7 metros 64 centímetros. Na manhã do dia anterior, o valor registrado era de metros e 84 centímetros — ou seja, em 24 horas, houve um declínio de 20 centímetros. A informação foi divulgada pela prefeitura de São Leopoldo.
No maior desastre climático vivido no RS, o Rio dos Sinos atingiu 8 metros e 8 centímetros na régua da Rua da Praia, na última leitura feita presencialmente pela Defesa Civil, ainda na noite de sexta-feira (3). Depois disso, com a inundação do centro da cidade, tornou-se inacessível aferir o nível do Sinos pela mesma régua.
No momento, São Leopoldo possui mais de 12 mil desabrigados. Estão em funcionamento 64 abrigos de acolhimento, distribuídos nas regiões sul, noroeste e centro da cidade. A estimativa é de que 180 mil pessoas tenham sido impactadas direta ou indiretamente pelas enchentes.
Ainda de acordo com informações do município, diversas ruas de diferentes bairros permanecem completamente isoladas, principalmente as mais próximas do Rio do Sinos.