Mais de 200 mil pessoas foram afetadas até o momento pelas cheias em Novo Hamburgo e em São Leopoldo, de acordo com as prefeituras municipais. Deste total, 180 mil são leopoldenses que estão desabrigados. Outras 32 mil pessoas são hamburguenses, atingidas total ou parcialmente pela água — neste caso, não necessariamente desabrigadas.
A última medição do Rio dos Sinos, às 17h deste domingo (5), apontava uma altura de 9,03 metros das águas. Em São Leopoldo, houve erosão de um trecho do dique ao lado da Casa de Bombas do Arroio Gauchinho, no bairro Santo Afonso, em uma extensão entre 40 metros e 60 metros. Em Novo Hamburgo, imagens aéreas mostravam que o dique do lado do município permanecia intacto em toda a sua extensão, conforme a prefeitura.
A estimativa atual é de que ainda haja cerca de 2,6 mil pessoas para serem resgatadas em São Leopoldo. De acordo com o governo municipal, no entanto, "boa parte das demandas estão sendo atendidas". O município está com 57 abrigos, que estão acolhendo 12 mil famílias.
Nas duas cidades, a captação de água continua suspensa e não há previsão para a retomada.
Doações e voluntariado
Em Novo Hamburgo, a Central de Doações na Fenac precisa, neste momento, principalmente de leite e alimentos não-perecíveis, como arroz, feijão e massa. Também são necessários colchões, lençóis e fronhas. A entrada é pela Rua Araxá, nº 505, no bairro Ideal, das 9h às 19h.
A coordenação da Central de Doações na Fenac ainda solicita aos voluntários para evitarem vir de carro até o local. Há grande fluxo de veículos para doações.
Com relação à marmitas e refeições prontas, a orientação da prefeitura da Novo Hamburgo é para contatar, antes do preparo dos alimentos, o telefone (51) 99528-7679 da Central de Refeições Prontas. A medida busca melhor organização da distribuição das refeições e evitar desperdícios.
No caso de São Leopoldo, as doações podem ser feitas no Colégio Sinodal São Leopoldo; Sesi São Leopoldo; Drive Thru em frente à Unisinos no chamado “paradão” - Funcionamento 24 horas; Associação Comunitária Vila União; IECLB Scharlau (Junto a Escola Divino Mestre); e Associação dos Moradores do Bairro Boa Vista.
A Defesa Civil do município também disponibilizou PIX solidário para doações. Basta escanear o QR Code do site e fazer o preenchimento no aplicativo do banco, ou ainda por depósito na Conta 83.130-1, Banco do Brasil, Ag. 0185-6, Município de São Leopoldo.
Há ainda formulário de cadastro para os interessados em se voluntariar nos locais de acolhimento. O link para o formulário está disponível nas redes sociais da prefeitura de São Leopoldo.
Aulas suspensas
As secretarias de Educação de ambos municípios suspenderam as aulas da Rede Municipal de Ensino por tempo indeterminado.
Transporte coletivo com novo itinerário
O transporte coletivo em Novo Hamburgo circulará nesta segunda-feira (6) com a grade de horários de sábado. Confira as alterações, conforme site da prefeitura:
- As linhas LOMBA GRANDE, QUILOMBO e SÃO JOÃO/MARIA somente transitarão se for liberado o trânsito na Estrada da Integração
- As linhas VILA KROEFF, PRINCESA ISABEL e SANTA CLARA terão itinerário parcial: saindo do centro. No sentido bairro/centro, trajeto o contrário. O itinerário no Residencial Princesa Isabel está liberado
- A linha AEROCLUBE fará o itinerário pelo Residencial Marisol
- A linha CANUDOS/ESMERALDA fará a volta na Rua Nobel
- As linhas que iniciam ou terminam na Rua Orozimbo Mendes irão utilizar a Rua Nobel
- As linhas VILA MARTE e 1º DE MARÇO não circularão
Unidades de saúde sem atendimento
Em Novo Hamburgo também, a prefeitura informou a suspensão de atendimentos de oito unidades de saúde nesta segunda-feira (6). Confira a relação:
- USF Lomba grande
- USF Santo Afonso
- USF Kroeff
- USF Getúlio Vargas
- USF Rondônia 1
- USF Liberdade
- UBS Liberdade
- UBS Rincão
Falhas na comunicação
Em São Leopoldo, há diversos relatos de falhas na comunicação. O serviço emergencial da Guarda Civil de São Leopoldo, por exemplo, está fora do ar. Para atendimento emergencial, a recomendação é entrar em contato com o novo número temporário GCM: 055 9 9941-3594.
Canais de comunicação da prefeitura e do Semae - Companhia de saneamento em São Leopoldo também estão indisponíveis devido à falta de energia e inundação do Centro Administrativo e da sede da autarquia. As informações oficiais estão sendo atualizadas pelas redes sociais.