Os Emirados Árabes Unidos lançaram uma iniciativa humanitária em prol do Rio Grande do Sul. Cerca de 300 voluntários prepararam caixas de doações, incluindo alimentos, itens de higiene e brinquedos para crianças, que encheram três aviões com destino ao Brasil.
O esforço para ajudar a população atingida pelas enchentes é uma colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores, o Departamento de Atividades Beneficentes Islâmicas em Dubai e a Expo City Dubai, que cedeu seu Centro de Exposições para a ação.
Ainda colaboraram voluntários do programa Day for Dubai e membros da comunidade brasileira no país árabe. A gaúcha Luana Pedrollo, de 51 anos, que vive em Dubai, trouxe a filha de 14 anos para participar da iniciativa.
— Acho que todo brasileiro que está morando aqui está muito triste e tocado com a situação — afirmou Pedrollo — Peguei minha filha no colégio e trouxe ela para ajudar, acho que é importante. Ela tem acompanhado como estão as coisas lá (no Rio Grande do Sul), eu mostro sempre. Ela veio com o coração feliz por poder ajudar.
De acordo com o embaixador do Brasil nos Emirados, Sidney Leon Romeiro, a ação foi concebida pelo sheik Mohamed bin Zayed al Nahyan.
— O apoio imediato e oportuno oferecido pelos Emirados Árabes Unidos ressalta a forte amizade entre nossos países. Esse gesto de bondade e solidariedade será lembrado para sempre nos corações e mentes do povo brasileiro — disse Romeiro à Agência de Notícias dos Emirados (WAM).
O ministro assistente de Relações Exteriores para Assuntos de Desenvolvimento e Organizações Internacionais, Sultan Al Shamsi, também destacou a relação do país com o Brasil.
— Essa iniciativa reflete a parceria estratégica profundamente enraizada entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil e destaca os esforços contínuos dos Emirados para fornecer respostas rápidas a desastres naturais onde quer que eles ocorram no mundo.