O Guaíba, em Porto Alegre, segue acima dos 4m desde o começo da tarde de sexta-feira (24). Na manhã deste domingo (26), às 20h15min, o nível é 4m03cm, e a tendência é de estabilidade, com pequena queda nas últimas medições. O corpo d'água está acima da cota de inundação no centro da Capital, que é de 3m, desde o dia 2 de maio.
Vinte e quatro horas atrás, na manhã de sábado, o nível era de 4m15cm. A água recuou, atingindo 4m07cm à noite, mas voltou a subir durante a madrugada.
O nível do Guaíba é influenciado pela chuva nas regiões de seus afluentes, como os rios Jacuí, Gravataí, Caí e dos Sinos, e pelo vento. A água que atualmente inunda Porto Alegre precisa escoar para a Lagoa dos Patos.
Em Pelotas, a laguna registrou elevação significativa entre estes sábado e domingo. Às 8h deste domingo, o nível é de 2m31cm, o mesmo de uma hora antes. Mas 24 horas atrás, esta medida era de 1m86cm — variação de 45cm, ou de 24%. A última medição divulgada, das 18h deste domingo, é de 2m45cm. A cota de inundação da Lagoa dos Patos em Pelotas é de 1m40cm.
Tempo no domingo
O domingo tem previsão de chuva em nenhuma região do Estado. A previsão é de sol e tempo seco na maior parte das cidades. O alerta, porém, é para o declínio da temperatura, que pode ser prejudicial à saúde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. As mínimas ficaram em torno dos 4ºC na Serra e no Sul, e as máximas não devem passar dos 18ºC, na Fronteira Oeste e no Litoral.