O município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, também sofre com a chuva que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Na manhã deste sábado (4), famílias ocupavam o prédio no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, na Estrada do Conde, no bairro Sans Souci, à espera de resgate.
A Defesa Civil do município encontra dificuldades para socorrer a população afetada. O órgão solicita ajuda tanto do governo estadual quanto do federal, especialmente na disponibilização de barcos a motor e de transporte aéreo. Voluntários que possam contribuir pode fazer contato no (51) 98188-4353.
Na sexta-feira (3), cerca de 25 mil pessoas, dos 39 mil habitantes da cidade, acabaram sofrendo com as inundações decorrentes das tempestades. O número de desabrigados e desalojados de quinta (2) para sexta-feira (3) aumentou em 2 mil pessoas – de 8 mil para 10 mil pessoas.
Os bairros mais atingidos foram Cidade Verde, Vila da Paz, Picada, Parque Eldorado, Bom Retiro, Sans Souci, Assentamento Irga, Chácara e Guaíba City. Neste último, os botes não têm mais condições de acesso e a Defesa Civil aguarda a chegada de barcos com motor para retirar as pessoas que ainda estão ilhadas na região
A situação tem se agravado. A reportagem tenta contato com a Defesa Civil e com a prefeitura para atualizar a situação, mas até o momento não obteve retorno.