A chuva no Rio Grande do Sul nos últimos dias deixou 90% de Eldorado do Sul abaixo de água, conforme a Defensoria Civil do município. Cerca de 25 mil pessoas, dos 39 mil habitantes da cidade, foram afetadas pelas inundações decorrentes das tempestades. O número de desabrigados e desalojados de quinta (2) para sexta-feira (3) aumentou em 2 mil pessoas – de 8 mil para 10 mil pessoas. O aumento da água fez com que a prefeitura tivesse que trocar as mais de 1,2 mil pessoas dos abrigos em ginásios para salas de aulas (com andares mais altos).
— Nós estamos com 90% do nosso município afetado, totalmente afetado, e afetado de forma agressiva, não é aquele que é afetado que tu consegue caminhar, que tu consegue sair de casa, não. 90% das pessoas obrigatoriamente precisam sair de casa, porque é uma situação emergencial, quase é de calamidade pública o nosso município nesse momento, historicamente, porque sempre foram emergências. Mas do jeito que está acontecendo na nossa cidade, é muito triste, muito triste, lamentável, mas a gente não pode desanimar, nós temos que ficar sempre junto à comunidade e fazer o nosso melhor, e o nosso melhor nesse momento não está sendo o suficiente — explica João Ferreira, coordenador da Defesa Civil no município.
Os bairros mais atingidos foram Cidade Verde, Vila da Paz, Picada, Parque Eldorado, Bom Retiro, Sans Souci, Assentamento Irga e Chácara. Em Guaíba City, por exemplo, os botes não têm mais condições de acesso e a Defesa Civil aguarda a chegada de barcos com motor para retirar as pessoas que ainda estão ilhadas na região.
A ação dos bombeiros ocorre desde quinta, quando em ação conjunta dos bombeiros de Guaíba, os voluntários de Eldorado e, até mesmo, bombeiros de São Paulo resgataram cerca de 150 pessoas, conforme levantamento da prefeitura.
As primeiras horas da manhã foram de terror no município da Região Metropolitana. Por volta das 6h da manhã, os três acessos para Eldorado do Sul estavam fechados e as comunicações estavam limitadas em virtude do mau tempo. Um dos acessos, na BR-290, na altura da Estrada das Arrozeiras, foi liberado por volta das 9h30min, mas não durou por muito tempo. Enquanto as famílias eram resgatadas pelos bombeiros, a água subiu de forma veloz e fez com que a estrada fosse mais uma vez bloqueada.
Posteriormente, o viaduto de acesso para Eldorado do Sul, no km 107 da BR-290, foi interditado pois corre risco de cair. O alerta foi dado pela Polícia Rodoviária Federal no início da tarde desta sexta-feira (3). O DNIT também está no local e avalia a condição da estrutura.