As entregas feitas pelos Correios estão comprometidas no Rio Grande do Sul. Devido às enchentes que causaram danos estruturais e bloquearam ruas e estradas, 70% das encomendas e cartas a moradores do Estado não estão sendo entregues.
Os Correios informam que estão tomando medidas emergenciais para realizar as entregas nas localidades onde há condições de operar, como adaptações em itinerários do transporte de cargas e ajustes nos prazos. Conforme a empresa, estão sendo entregues aproximadamente 30% das encomendas e cartas, mas esse percentual deve crescer gradativamente nos próximos dias. Não foi informado prazo para a normalização.
A orientação para quem está esperando alguma entrega é acompanhar a situação pelo sistema de rastreamento no site dos Correios. Só deve se dirigir a alguma unidade quem tiver essa orientação pelo sistema de rastreamento ou pelos avisos deixados pelos carteiros nas caixinhas de correspondências.
Por óbvio, os prazos tiveram que ser adaptados em função dos impactos causados pelas enchentes. As postagens destinadas para fora do Rio Grande do Sul, estão sendo encaminhadas para outros Estados, também com prazos adaptados.
Apoio na distribuição de doações
Por nota, os Correios também informaram que seguem trabalhando e tomando as medidas necessárias para viabilizar suas atividades. Relatam estar prestando apoio humanitário para a população gaúcha mais vulnerável por meio da entrega de donativos captados em todo o Brasil e transportados para o Estado de forma gratuita.
Foram cedidos 150 veículos para transporte de alimentos, água, e transporte de desabrigados e 500 empregados para apoio à Defesa Civil para separação, triagem e entrega das doações recebidas.
A empresa ressalta que 84% das agências dos Correios no Rio Grande do Sul estão abertas (cerca de 400 unidades).