O município de Santa Maria registrou o maior volume de chuva em todo o mundo até as 14h desta quarta-feira (1º), e as consequências desse evento extremo foram dramáticas.
A adolescente Emily Ulguin da Rocha, 17 anos, foi encontrada morta, soterrada em um deslizamento em uma encosta no Morro Cechella, na Vila Canário, bairro Itararé, em Santa Maria. Três casas foram atingidas. A mãe de Emily, Liane Ulguin da Rocha, 45 anos, continua desaparecida.
Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, as buscas tiveram de ser interrompidas em razão da instabilidade do terreno. O trabalho será retomado nesta quinta (2), às 7h. O desmoronamento foi registrado por volta das 14h15min.
Equipes foram mobilizadas e o corpo da menina foi encontrado minutos depois do início das buscas. Um menino, da mesma família, foi resgatado com vida e encaminhado a familiares após atenção médica.
— É uma situação muito grave e atípica para nossa comunidade. Não tínhamos enfrentado nada igual até agora. A cidade está com muitos danos estruturais. Porém, nossa prioridade é o atendimento às vítimas e o suporte aos desalojados — afirma o prefeito.
Pozzobom relata que 20 pessoas foram retiradas de suas casas na Vila Canário pelo risco de mais deslizamentos. Estas famílias foram alojadas em um salão paroquial no mesmo bairro onde residem. Além destas, outras 41 pessoas, residentes em localidades diversas do município, estão abrigadas no Centro Desportivo Municipal. Pelo menos 120 famílias estão desabrigadas ou desalojadas no município devido aos alagamentos.
— Eu tirei o que eu pude correndo. O resto eu não entrei mais, porque os Bombeiros e a Defesa Civil foram lá para nos tirar. A água tava na altura do joelho, não deu mais para voltar — disse Elisângela Xavier Carvalho, uma das afetadas pelas enchentes.
A estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 214 mm de chuva no município — segundo o site Ogimet, que reúne dados metorológicos de vários centros mundiais, esse foi o maior volume de chuva registrado no planeta Terra até as 14h desta quarta. O segundo lugar ficou com a estação de Shangchuan Dao (China) - 184.7mm. A precipitação equivale a 214 litros de água por metro quadrado, se a chuva fosse uniformemente distribuída sobre uma área plana. Nos últimos quatro dias, foram 450 mm.
Acessos bloqueados
O prefeito informa que há 17 pontes danificadas, prejudicando a mobilidade de equipes de resgate e apoio humanitário, sobretudo pelas localidades interioranas da cidade. Bairros Urlândia, Km 3, Campestre, Schirmer, Bilibio e Vila Figueira, além de diversos distritos da área rural, são os mais afetados por inundação. A ponte sobre o Arroio Grande, na RS-287, no distrito de Palma, em Santa Maria, foi levada pela água no final da tarde desta terça-feira (30). Com a queda da estrutura, situada no km 227, a rodovia foi totalmente bloqueada.
Além dos estragos na infraestrutura viária, Santa Maria enfrenta desabastecimento de água para cerca de metade da população. Isso ocorre porque três das quatro adutoras que servem à cidade tiveram ruptura. Equipes da Corsan realizaram reparos emergenciais e recuperaram parte da rede. Nesta quinta, o trabalho terá prosseguimento. Nos mercados da cidade, há corrida por garrafões de água potável.
— A gente está numa situação... a gente tá ilhado aqui, praticamente. Não tem como eu ir não tem como voltar. A gente tá numa situação bem delicada mesmo — afirma o mecânico Rodrigo Machado.
Morte em Silveira Martins
Olide Pierina Brondani, 84 anos, morreu soterrada no município de Silveira Martins, segundo a prefeitura de Santa Maria. De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, agentes do Corpo de Bombeiros que atuaram no resgate, no distrito de Palma, localizado na divisa entre as duas cidades, registraram o fato em Santa Maria, o que teria ocasionado uma divergência inicial na informação.
Abastecimento de água
Segundo a Corsan, o abastecimento de água potável está comprometido em 15 municípios da região Central, afetando um total de 154 mil imóveis.
Os municípios afetados são:
- Agudo
- Arroio do Tigre
- Candelária
- Ivorá
- Lagoa Bonita do Sul
- Passa Sete
- Pântano Grande
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- São Sepé
- Silveira Martins
- Sobradinho
- Restinga Seca
- Rio Pardo
- Venâncio Aires
Das 11 ocorrências, seis são por falta de energia e outras três por alagamento. Há 11 mil clientes sem luz na região Central, segundo a Rio Grande Energia (RGE).
Arquivo da UFSM submerso
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informou, na tarde de terça-feira (30), que perdeu documentos que estavam armazenados no Arquivo Permanente em razão da forte chuva que atinge o Estado. Conforme o Departamento de Arquivo Geral da UFSM, os arquivos estavam alojados no subsolo da reitoria da universidade, que ficou submerso.
A instituição já solicitou o serviço de “sugão” para retirada da água e tentativa de minimizar impactos nos materiais afetados e preservação do restante. O arquivo conta com cerca de 8 mil caixas-arquivos sobre a história da universidade, desde 1960. A Defesa Civil orienta que sejam evitados deslocamentos não urgentes em razão do volume das chuvas na cidade.
Telefones de emergência
Diante da situação no município, a prefeitura disponibilizou canais de contato para pedidos de socorro e acionamento das forças de segurança pública:
- Ciosp — 153 / (55) 3174-1552
- WhatsApp da Prefeitura — (55) 99217-8122 / (55) 99167-4728 / (55) 99167-8452
- Defesa Civil Municipal — (55) 3174-1552 (ramal 2) e (55) 99110-7940 (WhatsApp)
Doações
Donativos para apoio estão sendo recebidos em estrutura localizada na Paróquia Santa Catarina de Alexandria (Rua Visconde de Ferreira Pinto, 489, bairro Itararé).