O boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado no final da tarde desta sexta-feira (3), aponta que 32.248 pessoas estão fora de casa em decorrência da chuva no Estado. São 24.080 desalojados, que estão em casas de amigos e familiares, e 8.168 desabrigados. Pelo menos 68 pessoas seguem desaparecidas.
O balanço oficial da Defesa Civil contabiliza ainda 39 mortes em razão da chuva desde segunda-feira (29), sendo 12 delas na Serra. A apuração da equipe de GZH e Rádio Gaúcha aponta para 42 mortes. Enquanto o boletim do órgão estadual indica uma morte em Bento Gonçalves, as autoridades municipais já confirmaram à reportagem quatro óbitos no município.
De acordo com a prefeitura da cidade, a quarta vítima fatal foi encontrada nesta sexta. Trata-se de uma mulher que estava na Linha Buratti, localidade que fica no limite entre Bento e Pinto Bandeira. A identidade da vítima não foi divulgada.
Outras duas mortes no município foram registradas na Linha Alcântara, no distrito de Faria Lemos. Artemio Cobalchini, 72 anos e Ivonete Cobalchini, 62, foram encontrados mortos no final da manhã desta sexta na propriedade da família, no interior de Bento Gonçalves.
Um idoso de 71 anos, vítima de um deslizamento na quinta-feira (2) na região de Vale Aurora, também está entre os mortos em Bento Gonçalves. Outras oito pessoas morreram no Vale do Rio Pardo, seis no Vale do Taquari, seis na Região Central, cinco no Vale do Paranhana, e duas na Região Norte.