O nível do Rio Jacuí em Eldorado do Sul marcou, na manhã desta terça-feira (14), 9m64cm, e embora ainda esteja bem acima da cota de inundação, que é de 6m, começa a estabilizar. A avaliação é do vice-prefeito Ricardo Alves. Segundo ele, a medição das 9h se repetiu às 12h, o que representaria o início de uma gradativa estabilização.
— A tendência é de recuo a partir desta noite (terça-feira) — explicou o vice-prefeito, — O rio parou de subir e agora ficamos à mercê do nível do Guaíba e da Lagoa dos Patos. A boa notícia é que a cidade não está mais recebendo água do Jacuí.
Nas últimas 48 horas, o nível do rio subiu de três a quatro centímetros por hora, alagando regiões centrais da cidade que já estavam secas e afetando inclusive o prédio da prefeitura novamente.
— Essa elevação gerou alguns transtornos em áreas em que a água já tinha recuado. Agora voltou a entrar na residência de algumas pessoas, que ficam em uma situação de vulnerabilidade — acrescentou Alves, citando que alguns moradores retornaram para suas casas mesmo com a prefeitura solicitando que não o fizessem.
O pico registrado na régua de Triunfo, que é a medição avaliada em Eldorado do Sul, chegou em 11m32cm.