No município de Sinimbu, do Vale do Rio Pardo, o alagamento dos rios Pardinho e Pequeno fez com que a água atingisse o teto de casas localizadas na área central (assista ao vídeo acima). A cidade é uma das afetadas pelo temporal no RS nesta terça-feira (30).
Durante a tarde, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), José Joaquim Dias Barbosa, solicitou aos moradores do bairro Várzea que saiam de casa em razão da elevação do Rio Pardinho.
A Defesa Civil alerta para a condição de rios, arroios e pequenos córregos nas regiões que já receberam quantidades significativas de chuva. As previsões meteorológicas apontam para um volume alto de precipitações até sexta-feira (3).
Ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, relatou cenas de horror no município que ficou isolado pelos bloqueios nas estradas devido à chuva incessante (assista ao vídeo abaixo):
— É a pior enchente já vivida na cidade, pelo menos que lembramos. A impotência é total
No Vale do Rio Pardo, municípios como Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires registraram inundações. Há bloqueios na RS-287 e na RS-409. A ponte entre Cerro Branco e Candelária foi arrastada pelas águas. Durante a tarde, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou um decreto de situação de emergência e o encaminhou à Câmara de Vereadores.
Em todo o RS, são 76 municípios afetados, 242 pessoas em abrigos e 95 desalojados, conforme a última atualização da Defesa Civil. Há, até o momento, três mortos, cinco feridos e pelo menos 18 pessoas desaparecidas. Acompanhe a cobertura completa e em tempo real em GZH.