No início desta semana, a internet foi à loucura com uma loja virtual que vendia camisetas de futebol por apenas R$ 1. Mesmo desconfiados de que se tratava de um erro (ou até de uma piada de 1º de abril), muitos relataram nas redes sociais terem comprado dezenas de peças.
A loja virtual estava hospedada dentro do marketplace da Shopee. No entanto, ao menos desde a noite de segunda-feira (1º), quem tentou acessar o perfil se deparou com a seguinte mensagem: essa loja foi deletada/banida ou congelada na Shopee.
A loja vendia camisetas de times de futebol nacionais como Grêmio, Inter, Flamengo, São Paulo e Palmeiras e também de seleções variadas como Brasil, Argentina, Bélgica e Itália. Alguns usuários também obtiveram cupons de desconto e chegaram a comprar camisetas por apenas R$ 0,13.
O que diz a Shopee
A queda da loja virtual foi vista por muitos usuários como a confirmação de que os produtos adquiridos não serão entregues. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Shopee, que enviou a seguinte manifestação:
Removemos imediatamente esses produtos de nossa plataforma assim que tomamos conhecimento do assunto e banimos permanentemente a loja do vendedor. Na Shopee, temos o compromisso de fornecer a todos os nossos usuários uma experiência de compra segura, confiável e agradável.
Exigimos que nossos vendedores cumpram nossas políticas, bem como as regulamentações governamentais locais, e tomamos medidas severas contra os vendedores que não as cumprem. Além disso, oferecemos treinamento para conscientizar sobre o cumprimento de todas essas regras.
Agradecemos aos usuários por chamar nossa atenção para o caso.
A empresa também destacou que sempre que o cliente não recebe o produto que comprou, ocorre reembolso do valor pago.
Memes
Mesmo sem saber se tudo não passou de um golpe ou se as camisetas, de fato, seriam entregues, os brasileiros trataram do caso fazendo uma das coisas que melhor sabem fazer: memes. Veja alguns abaixo: