O primeiro dia útil de circulação dos ônibus da nova empresa responsável pelo transporte municipal de Novo Hamburgo foi marcado por atrasos e transtornos aos passageiros. A empresa Viação Santa Clara, de Santa Catarina, assumiu o serviço no último sábado (27), quando também começou a operar o novo sistema de bilhetagem.
Nesta segunda-feira (29) chuvosa, usuários enfrentaram quase duas horas na espera pelas linhas. A vigilante Michele Santos, 33 anos, chegou no Plataforma 1 às 15h40min e por volta das 17h15min ainda aguardava pela linha Boa Saúde/Jardim Liberato. Após longa espera, ela e outros passageiros optaram pelo transporte de aplicativo.
— Nos reunimos e dividimos um carro de aplicativo. No sábado pela manhã também passei pela mesma situação e cheguei atrasada no trabalho. Antes, podia me programar para pegar o ônibus no horário correto, agora tenho dúvidas de como vou voltar para a casa — conta a vigilante.
A empresa Viação Santa Clara admitiu que foram registrados atrasos nas linhas. No entanto, afirmou em nota que todas foram cumpridas e que a situação será analisada após o expediente. De acordo com a empresa, 26 motoristas pediram demissão até o último domingo (28).
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Novo Hamburgo, Roberta Gomes de Oliveira, confirmou que os atrasos estão ocorrendo desde o primeiro dia de operação da empresa.
— Há diversos fatores para o atraso. Alguns funcionários pediram demissão, houve troca de motoristas em linhas e também o novo sistema de bilhetagem. Além disso, o dia chuvoso pode prejudicar mais ainda o serviço — explicou.
Uma reunião entre a prefeitura de Novo Hamburgo e a Viação Santa Clara será realizada ainda nesta segunda-feira para que a operação seja verificada.
O que diz a empresa Viação Santa Clara
"Visac-RS esclarece que toda a sua equipe está envolvida no trabalho para melhor atender o cidadão de Novo Hamburgo. Apesar dos ônibus terem deixado a garagem nos horários previstos, foram registrados atrasos, que serão analisados no final do expediente com a leitura do sistema, mas podem ter ocorrido por dificuldades com tecnologia embarcada (bilhetagem eletrônica). Não há registro de linhas que não tenham sido cumpridas.
A empresa trabalha com uma frota de 76 veículos, com cinco tamanhos diferentes, que vão de 16 passageiros (vans) aos articulados, para 60 passageiro sentados, mais a quantidade de passageiros que ficam em pé de acordo com a NBR 15.570."