Caiu para 10 mil o número de clientes da CEEE Equatorial que seguem sem energia elétrica no RS neste domingo (28). O desabastecimento é consequência da forte chuva, do vento e do granizo registrado neste fim de semana. Conforme a Defesa Civil do Estado, ao menos 14 municípios gaúchos registraram estragos. Na área da RGE, porém, não há volume de clientes desligados.
Em atualização divulgada às 19h, a CEEE Equatorial indica que os 10 mil afetados estão espalhados pela área de cobertura da companhia. Entre elas, a Região Sul é a mais afetada. Canguçu, Pelotas e Piratini são as cidades com os maiores números de clientes sem luz.
O temporal que atingiu o Estado no sábado (27) provocou estragos em ao menos 14 municípios gaúchos. Conforme a Defesa Civil do Estado, granizo, chuva e vento forte provocaram estragos no Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale dos Sinos, na Serra, região Central, Sul e Metropolitana. Os dados são da manhã deste domingo (28), divulgados pelo órgão estadual.
Apesar da breve trégua neste domingo, a instabilidade segue nesta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja (perigo) para chuva, ventos intensos e queda de granizo entre as 21h deste domingo (28) e as 18h de segunda-feira (29), em toda a metade sul do Estado. Os mesmos fenômenos devem se repetir com menor intensidade na metade norte, também a partir das 21h de domingo, com alerta amarelo (perigo potencial) do Inmet. Segundo o instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.