O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesse sábado (27) provocou 1.262 raios em Porto Alegre e na Região Metropolitana, conforme registrou o Observatório Espacial Heller & Jung com uma câmera all sky especial para a ocasião.
Segundo o g1, o equipamento consegue captar as imagens no ângulo de alguém olhando diretamente para a cima.
A Defesa Civil do Estado registrou estragos causados pelo temporal desse sábado em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Guaíba, Estância Velha, São Martinho da Serra e Novo Hamburgo.
Em Quaraí, na Fronteira Oeste, as chuvas das últimas 24 horas bateram a marca dos 170 milímetros, conforme registrado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Parte do RS espera ainda mais chuva neste domingo (28).
Consequências do temporal
Santa Cruz do Sul registrou queda de granizo. Segundo a Defesa Civil, mais de três mil pessoas e 700 casas foram atingidas, com pelo menos 25 casos de queda de árvores. Cerca de 16 mil pontos ficaram sem energia no município, de acordo com a RGE. Famílias receberam lonas no Parque da Oktoberfest, no centro da cidade. Não há registros de feridos.
Em Venâncio Aires, foram relatados 13 casos de estragos relacionados ao temporal junto do Corpo de Bombeiros. Ainda no Vale do Rio Pardo, Vera Cruz teve os acessos para a cidade bloqueados por árvores, tanto pela Estrada Geral de Ferraz quanto pela Rua Ernesto Wild. Ambos locais já foram liberados.
Em Candelária, perto de Rio Pardo, as chuvas causaram impactos no Parque Itamar Vezentin, que deve receber a Expocande 2024 na próxima terça-feira (30). Foram registrados estragos na rede elétrica e na estrutura. Nenhuma ocorrência teve feridos.