O mau tempo causou o cancelamento dos desfiles do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. Já na madrugada de domingo (3), pouco depois da meia-noite, a cidade da fronteira oeste foi atingida por forte chuva e vento. A festa teve de ser interrompida e não puderam ir à avenida as escolas de samba Unidos da Cova da Onça, Imperadores do Sol, Unidos da Ilha do Marduque e Deu Chucha na Zebra.
Produtor da Associação das Escolas de Samba de Uruguaiana (Asesgru), Fernando Espindola afirma que algumas folhas de metal usadas para o cercamento de áreas caíram e que a energia ficou em meia fase, prejudicando o som. Ele diz que as estruturas dos camarotes, tendas e arquibancadas não sofreram danos. Ocorrências graves não foram registradas pela organização, comenta Espindola.
A prefeitura de Uruguaiana distribuiu nota informando que a decisão de não realizar o restante dos desfiles na noite deste domingo foi conjunta entre o poder público, representantes das agremiações e comissão de organização.
Entre os motivos, foram mencionados a ausência de efetivo para a segurança do evento, os danos causados pela intempérie nos carros alegóricos e nas fantasias, a falta de recursos das escolas de samba para se reestruturarem em curto espaço de tempo e a manutenção da previsão de chuva. Além disso, o retorno dos jurados para São Paulo já estava agendado para a manhã deste domingo (3), o que inviabilizaria as avaliações. Artistas que participam do evento também tinham passagem de volta aos seus Estados, sobretudo o Rio de Janeiro.
Antes de o temporal chegar, desfilaram no tradicional Carnaval de Uruguaiana as escolas Bambas da Alegria e Os Rouxinóis, cujo desfecho do desfile foi prejudicado pela chegada da chuva e do vento.
Na reunião que definiu o cancelamento, os representantes das escolas carnavalescas decidiram, por maioria, que a apuração das notas irá acontecer neste domingo, às 17h. Em Uruguaiana, as escolas passam duas vezes pela avenida. Todas as participantes se apresentaram uma vez entre quinta e sexta-feira. Por isso, serão computadas somente as notas do primeiro desfile, desconsiderando o sábado.