A fronteira oeste do Rio Grande do Sul está distante da capital, quase isolada no mapa do Estado. Mas sua proximidade com países como Argentina e Uruguai tornam suas cidades rota de passagem para muitos hermanos que chegam ao Brasil rumo ao litoral catarinense e também por turistas brasileiros que escolheram a América Latina como destino.
A cidade de Uruguaiana é um dos pontos estratégicos para quem está a caminho dos países platinos e também para quem quer conhecer as belezas da fronteira e fugir de roteiros mais tradicionais das terras gaúchas. E o que não faltam são opções para quem escolher a cidade para estas férias.
Os amantes da história e da cultura do Rio Grande do Sul vão encontrar dezenas de monumentos e prédios históricos, como a Casa de Cultura e o Museu Raul Pont, que guardam informações importantes sobre Uruguaiana e seu papel fundamental em importantes eventos históricos do país, como a Guerra do Paraguai. Sem contar que a cidade abriga, desde 1971, a seminal Califórnia da Canção Nativa, um dos mais importantes festivais de música nativista do Estado que recebe anualmente os maiores nomes da música gaúcha e suas criações.
Gastronomia e Varejo
Com o crescente número de visitantes, Uruguaiana tem investido forte em seu comércio de varejo e também na gastronomia. O Carnaval da cidade, que acontece sempre fora de época, também já movimenta os visitantes que aguardam ansiosos pelos desfiles grandiosos e as presenças de celebridades carnavalescas vindas de São Paulo e Rio de Janeiro.
– Quem vier para a cidade será, com certeza, surpreendido com o que ela oferece. Em janeiro e fevereiro, o destaque fica por conta dos ensaios das escolas de samba, algo semelhante ao que acontece nessa mesma época no Rio de Janeiro. Temos também a Bodega Sossego, uma vinícola que é referência e fornece vinhos para todo o país e a Canto Queijaria, que oferece uma experiência muito interessante – indica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, João Batista Saldanha.
Ostentando o título de Capital Nacional dos Freeshops, o município conta com oito lojas que praticam preços em real e oferecem ótimas condições de pagamento, além de diversas marcas consagradas de perfumes, eletrônicos e alimentos. Para a hora da fome, o que não faltam são opções de restaurantes, cafés e bistrôs. Por seu destaque no cultivo do arroz irrigado, sendo uma das maiores produtoras do grão no Brasil, Uruguaiana tem uma diversidade de locais que oferecem parrillas temáticas e o tradicional churrasco à moda da fronteira, feito com a carne de alto padrão produzida também na região.
– A experiência gastronômica na cidade evoluiu muito. Hoje, muitos locais contrataram chefs de cozinha para atender um público mais diversificado de clientes. Neste quesito, a cidade tem muito a oferecer e com opções que cabem no bolso dos clientes que vierem nos visitar – afirma Saldanha.
Para finalizar o dia, a sugestão é apreciar o belo pôr-do-sol na orla do Rio Uruguai, onde é possível realizar passeios de barco. Quem quiser esticar a viagem até a Argentina ou o Uruguai, vai encontrar um câmbio atrativo.
– Nossa cidade é uma referência para os Argentinos como também uma rota de saída, com milhares de pessoas passando pela cidade em direção ao Chile. A Rota do Vinho de Mendoza é um destino muito procurado pelos brasileiros e, por tratar-se de uma longa distância, Uruguaiana se torna um ponto estratégico para os viajantes. Nossa cidade está pronta para receber a todos com conforto e uma diversidade de experiências únicas – finaliza o presidente da CDL.