A nota recebida pela CEEE Equatorial em 2023 é a quarta pior desde que foi estabelecido o atual formato de avaliação das empresas de energia elétrica do país. A série histórica começou em 2011, com a divulgação anual do indicador para cada concessionária de energia elétrica.
O mais recente desempenho da CEEE Equatorial só é melhor do que o registrado em 2014, 2020 e 2021 — na metade deste ano a empresa foi privatizada. A análise da série histórica também mostra que a empresa piorou em 2023 na comparação com o ano anterior.
As concessionárias são avaliadas nacionalmente pelo indicador Desempenho Global de Continuidade (DGC), que mede quanto tempo e quantas vezes cada unidade ficou sem luz na área de atuação da empresa em relação às metas estabelecidas.
Assim, quanto maior o valor do DGC da empresa de energia elétrica, mais registros de falta de luz e, por consequência, pior o desempenho da concessionária.
Os indicadores de qualidade da CEEE Equatorial e das demais empresas de energia elétrica do país foram divulgados na última semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A nota obtida pela CEEE Equatorial deixa a concessionária na penúltima colocação de qualidade, dentre as 29 grandes distribuidoras de energia elétrica do país.
A CEEE Equatorial fechou 2023 com DGC de 1,63. A situação é mais grave do que em 2022, quando a mesma distribuidora recebeu nota 1,57.
A última colocação no ranking nacional produzido pela Aneel ficou, em 2023, com outra distribuidora do mesmo grupo: a Equatorial Goiás.
O mesmo ranking mostra que a RGE melhorou o seu desempenho, em 2023, e hoje ocupa a nona colocação no ranking nacional.
Posicionamento
Veja abaixo a nota da CEEE Equatorial sobre o ranking da Aneel relativo a 2023:
Nota Final Posicionamento Imprensa – Ranking Aneel 2023
O Grupo Equatorial Energia trabalha constantemente para elevar os padrões de qualidade no fornecimento de suas concessões, com melhoria de processos e investimentos em confiabilidade da rede de distribuição e tecnologia.
O modelo de gestão diferenciado da Equatorial vem sendo aplicado com sucesso nos Estados onde está presente, implementando sua experiência na recuperação de ativos e no avanço da qualidade dos serviços.
Com relação à CEEE Equatorial, o Grupo Equatorial Energia tem o compromisso de melhorar continuamente os serviços prestados aos 72 municípios ou 1,8 milhão de clientes da companhia. Desde a entrada na concessão, em 2021, já foram aplicados pela CEEE Equatorial R$ 1,7 bilhão em modernizações, ampliações e construções de novas estruturas do sistema elétrico. Essas ações demandam um tempo para produzir os resultados, e a expectativa é de melhoria nos indicadores nos próximos anos. Vale destacar que, desde o ano passado, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma série de eventos climáticos extremos, que danificaram a rede elétrica e impactaram diretamente o fornecimento de energia em toda área de concessão, além do andamento do cronograma de obras na região. Em setembro de 2023, especificamente, o Estado enfrentou chuvas acima da média e cheias históricas, inclusive em Porto Alegre, que teve o mês mais chuvoso desde que é feita a medição pluvial na capital gaúcha, em 1916.
Ainda assim, em relação ao ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para distribuidoras acima de 400 mil clientes, a própria Agência Reguladora destacou que a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica melhorou no ano passado em comparação com o ano de 2022, conforme apontam os indicadores DEC e FEC apurados pela Aneel, reiterando a busca para que as distribuidoras ofereçam sempre serviço de melhor qualidade para os consumidores.
Por fim, a Equatorial Energia acredita que a experiência do Grupo na melhoria dos seus resultados de desempenho nas outras concessões, a exemplo da Equatorial Pará, que já ocupou a última posição nesse mesmo ranking e, hoje, conquistou o segundo lugar entre as melhores distribuidoras de grande porte no Brasil, fará com que a CEEE Equatorial também apresente resultados positivos nos próximos anos.