A BR-290, em Eldorado do Sul, ficou bloqueada em ambos os sentidos, na manhã desta terça-feira (23), em função de um protesto contra a falta de energia elétrica. Entre 30 e 40 moradores do assentamento Belo Monte realizam a manifestação. Foram colocadas árvores e galhos para impedir a passagem dos veículos. O protesto ocorrei no km 129, próximo do acesso a Charqueadas, e iniciou por volta das 5h30min. Pouco depois das 7h, a rodovia foi liberada, após uma equipe da CEEE Equatorial entrar no assentamento. A previsão é que a luz retorne até as 16h. Policiais rodoviários negociaram com os manifestantes, que, após a promessa dos funcionários da CEEE Equatorial, deixaram a rodovia por volta das 8h20min.
Cerca de 200 pessoas vivem no assentamento. Muitos se queixam de que não têm mais como comprar gelo, por exemplo, para armazenar insulina.
De acordo com uma das moradoras, desde a tempestade da terça-feira passada, a comunidade está sem luz. Há quatro postes no assentamento, dois deles, conforme os moradores, estão caídos.
Uma semana sem luz
Uma semana depois da tempestade, há ainda 6,9 mil pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a atualização divulgada nesta terça-feira (23), 1,4 mil clientes seguiam sem luz na área da CEEE Equatorial. A promessa é normalizar a situação ao longo do dia. Já na área da RGE, conforme boletim divulgado pela empresa, por volta das 7h30min, 5,5 mil clientes seguiam sem fornecimento. O abastecimento pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) em Porto Alegre foi normalizado ao longo da segunda-feira.
Perguntas frequentes de clientes
O que fazer quando a falta de luz persiste, mesmo depois que a CEEE Equatorial emite aviso por SMS de que o fornecimento foi restabelecido?
Um SMS é enviado quando a energia é restabelecida para um bloco de clientes de determinada região, explicou Barbanera. Se o SMS for enviado e a energia não tiver voltado, é provável que houve algum problema pontual na residência do cliente e a CEEE recomenda que o afetado entre em contato para que as equipes realizem esse atendimento pontual.
Por que muitas vezes o fornecimento volta por um período e depois falha novamente?
A tempestade deixou pontos de instabilidade, então galhos e outdoors, por exemplo, ainda podem cair, disse o presidente da CEEE.
— Com esse tipo de coisas nós ainda vamos conviver ao longo da próxima semana, em situações que a gente entende ser de bem menor porte — lamentou Barbanera.
Como solicitar ressarcimentos de prejuízos causados pela falta de energia?
Pessoas que tiveram prejuízos decorrentes da falta de luz, como eletrodomésticos danificados e alimentos estragados na geladeira, podem entrar em contato com a CEEE Equatorial para solicitar ressarcimento. Segundo Barbanera, a empresa aumentou o número de pessoas trabalhando na equipe que atende esses casos para dar mais agilidade ao processo neste momento de contingência.
— Estamos orientando os clientes a entrarem com o pedido do que eles perderam e essa análise é feita caso a caso aqui — explica o presidente da CEEE.
Como entrar em contato com a CEEE Equatorial?
Pelos telefones: 0800-721-2333 e (51) 3382-5500
Por SMS: 27307
Como contatar a RGE
SMS: Envie mensagem com o SEU CÓDIGO (número que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: (51) 99955-0002
Site
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800-970-0900.