Os corpos de Gustavo Pereira Silveira Elias, 24 anos, Karla Aparecida dos Santos, 19, Tiago de Lima Ribeiro, 21, e Nicolas Oliveira Kovaleski, 16 — mortos dentro de um automóvel BMW em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, na virada do ano — serão velados a partir das 20h desta quarta-feira (3), em Paracatu, Minas Gerais. A cerimônia conjunta acontece no Ginásio do Jóquei Clube da cidade.
Os sepultamentos ocorrerão na quinta-feira (4), em horários ainda não definidos. Os corpos de Gustavo e Nicolas serão sepultados no Cemitério Alto da Colina, em Paracatu. Já Karla e Tiago terão funerais no município de Lagoa Formosa, onde estão estabelecidos seus familiares.
Conforme o diretor do Departamento de Proteção Social da Secretaria de Cidadania e Habitação de Paracatu, Fernando Firmo, o clima é de grande comoção na cidade. Por esta razão, a cerimônia terá momento aberto à comunidade.
— Propagou-se um sentimento de grande pesar entre a comunidade pela circunstância trágica envolvendo a morte destes jovens — afirmou.
A prefeitura de Paracatu decretou luto oficial, na terça-feira (2), e prestou apoio financeiro às famílias para o traslado dos corpos, que chegaram em Paracatu por volta das 18h desta quarta.
Os jovens, naturais de Paracatu e Patos de Minas, estavam na cidade do litoral catarinense para celebrar a virada do ano. Segundo o portal NSC Total, o grupo morava em Florianópolis havia cerca de um mês. Eles tinham planos de estabelecer negócio no ramo de mídias sociais e trabalhariam juntos no empreendimento.
O incidente ocorreu entre a madrugada e a manhã do dia 1º, quando eles esperavam uma amiga que chegou de Minas Gerais na rodoviária de Camboriú. Após desembarcar, a jovem, que não teve sua identidade divulgada, encontrou os amigos dentro da BMW passando mal, com ânsia de vômito e tontura.
A Polícia Civil de Santa Catarina está investigando as mortes, tendo como principal hipótese a possibilidade de que tenha ocorrido uma intoxicação por monóxido de carbono devido a uma falha mecânica no veículo, que havia passado por um processo de customização no sistema de de exaustão do motor.