O temporal que atinge o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16) provocou danos e levou apreensão a comunidades da Fronteira Oeste. Em Uruguaiana, ocorreram chuva forte e vendaval, ocasionando queda de árvores em vias públicas. A Defesa Civil de São Gabriel registrou chamados por destelhamento, mas até o fechamento desta reportagem não havia quantificado os atendimentos.
Em Dom Pedrito, houve queda de granizo e um córrego transbordou, causando alagamentos, porém sem registro de pessoas desalojadas.
Conforme o coordenador regional de Defesa Civil, major Sandro Martins, as cidades de Itaqui e São Borja também enfrentaram fortes chuvas, mas até 22h não ocorreram chamados por ocorrências provocadas pela tempestade.
Na Campanha, o município de Aceguá registrou desabamento de uma residência, no distrito de Colônia Nova, e destelhamento de uma casa na localidade de Rincão dos Cravos.
Em ambos os casos não houve feridos. Os moradores das duas residências foram resgatados e levados para abrigo na residência de seus familiares.
Segundo a coordenadora de Defesa Civil de Aceguá, Litiéle Requeiro, ocorreram destelhamentos em galpões e queda de árvores em vias rurais. A cidade ficou sem energia durante o período mais intenso da intempérie.