A chuva voltou a cair com intensidade no Rio Grande do Sul neste sábado (2), e deve seguir assim no domingo (3). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, emitiu alerta de tempestade para o Estado, que deve se estender até as 10h de segunda-feira (4). E algumas cidades gaúchas já sentiram os transtornos causados pela instabilidade.
Em Arroio Grande, no Sul, o tempo fechou ainda na noite de sexta-feira (1º) e avançou pela madrugada deste sábado, destelhando 23 casas e afundando um barco. Quatro famílias precisaram deixar suas residências por conta dos estragos.
Durante a tarde, Taquara, no Vale do Paranhana, foi atingida por temporal que durou cerca de meia hora. Na ocasião, houve a queda de um raio em uma residência no bairro Santa Teresinha, destruindo a caixa de luz e parte do telhado, sem deixar feridos. Uma casa foi destelhada no bairro Santa Rosa.
Ainda em Taquara, também houve queda de galhos em alguns pontos da cidade, assim como queda de energia, que já foi praticamente restabelecida. A Defesa Civil entregou cinco lonas para moradores atingidos, e uma família precisou ser retirada de casa por prevenção após um desmoronamento. De acordo com o Observatório Heller & Jung, 750 raios caíram no município durante o temporal.
O Vale do Paranhana ainda registrou outros transtornos. Postes de luz que ficam no canteiro central da RS-239, em Parobé, caíram sobre a pista. Com isso, o trânsito no sentido Parobé-Sapiranga foi prejudicado. Por volta das 17h30min, o trânsito foi liberado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), após uma equipe da Secretaria de Obras da cidade retirar os postes do meio da via.
Já em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, os poucos minutos de chuva durante a tarde foram o suficiente para deixar ruas alagadas e a água invadir algumas casas. Foram cerca de 30 milímetros de precipitação em aproximadamente 20 minutos.
Em Rio Grande, na Região Sul, a Defesa Civil registrou alagamentos no Balneário Cassino e no centro do município durante o sábado, mas poucas horas depois da forte chuva a água foi escoada. A região como um todo teve, além da forte precipitação, rajadas de vento que ultrapassaram 80 km/h e queda de granizo.
A Defesa Civil do Estado, assim como o Inmet, também emitiu um alerta, válido até as 10h de domingo, no qual reforça a possibilidade de chuvas, ventos intensos, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Para emergência, os telefones são 190 e 193.