O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para perigo de tempestade em toda a extensão do Rio Grande do Sul neste final de semana. De acordo com o comunicado, a chuva prevista é de até 100mm por dia enquanto as rajadas de vento podem oscilar entre 60 km/h e 100 km/h. Há possibilidade, ainda, de queda de granizo. Trata-se de um montante expressivo, equivalente a chuva de quase todo mês em alguns municípios do Estado.
O Inmet também alerta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Um primeiro alerta foi emitido valendo com validade até 21h deste sábado (2). O segundo aviso ainda em voga vai até as 10h de segunda-feira (4).
Neste sábado, alguns municípios enfrentaram transtornos. Em Arroio Grande, mais de 20 casas ficaram destelhadas e quatro famílias precisaram deixar as suas residências. Em Taquara, um temporal destelhou casa e um raio atingiu outra. Já em Novo Hamburgo, foram registradas ruas alagadas e a água invadiu casas.
Os alertas emitidos pelo Inmet existem para que haja tempo suficiente para avaliar a situação e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais, como tempestades. Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.