As cheias dos rios Jacuí e Taquari, que banham parte da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul, causaram prejuízos e deixaram moradores dos municípios de São Jerônimo, Triunfo e Charqueadas fora de suas casas. Esta é a segunda enchente que atinge a região em menos de três meses.
De acordo com a prefeitura de São Jerônimo, o nível do Rio Jacuí atingiu a marca de 11m06cm, ultrapassando em dois metros a cota de inundação. São 101 famílias desabrigadas e 412 desalojadas na cidade.
O mecânico Eduardo Sanguanini Leote, 33 anos, é um deles. Ele e a família perderam tudo durante a cheia. Em setembro, durante a última enchente, foi possível retirar os móveis e eletrodomésticos de casa. No entanto, devido à velocidade na elevação do Jacuí, desta vez só deu tempo de sair da residência.
— Só temos como ver o telhado de casa agora. Da outra vez foi bem menor o prejuízo. Não tivemos êxito em salvar as coisas, mas estamos ajudando os vizinhos agora. É o que consegui fazer. Estamos correndo atrás de ajuda da prefeitura, mas está complicado. É recomeçar do zero e torcer para ter ajuda de Estado e município — disse.
Segundo o vice-prefeito do município, Julião Prates, essa é a maior enchente que atingiu o município em 56 anos. Diante do cenário, a prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Defesa Civil, criou um comitê de enfrentamento para auxiliar os moradores afetados pelas cheias dos rios Jacuí e Taquari.
— Eu me criei nadando nas comunidades ribeirinhas da cidade. É uma coisa inédita vista até hoje na nossa vida. Em 1967, ele (o rio) chegou a entrar na nossa rua principal e voltou a fazer isso agora. É avassaladora a forma como o rio subiu. Precisamos de doações e estamos centralizando elas no Clube do Comércio São Jerônimo — afirmou o vice-prefeito.
— Agora a gente perdeu tudo. Não tinha o que fazer. Só deu tempo de tirar a mulher e o cachorro na madrugada. Estou indo e voltando para casa, ver se ninguém está nos roubando e torcendo pela queda do nível do rio. Não dá para facilitar, mas dói no coração. Não está fácil — lamentou o morador.
Triunfo
Em Triunfo, segundo a Secretaria municipal de Assistência Social, 500 pessoas precisaram sair de casa devido à cheia do Rio Taquari.
Atualmente, conforme a prefeitura, o nível está em 7m98cm, quase o dobro da cota de inundação. Os pontos mais afetados ficam no interior da cidade, caso dos bairros Olaria, Barreto e Porto Batista.
Charqueadas
No município de Charqueadas, devido à cheia do Jacuí, 60 famílias tiveram que sair de suas casas. Trinta delas estão abrigadas na casa de parentes e outras 30 em espaços disponibilizados pela prefeitura.
Para auxiliar os moradores atingidos, o órgão está pedindo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e calçados, produtos de higiene pessoal, limpeza, além de cobertores e colchões.