Moradores de diversos bairros de Santa Maria, na Região Central, relataram nas redes sociais ter sentido um forte odor semelhante ao de fezes de equinos pela cidade ao longo da terça-feira (7). Nesta quarta-feira (8), uma equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), com apoio da fiscalização municipal e do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, realizou uma ação conjunta para identificar a origem do mau cheiro.
As reclamações foram compartilhadas por moradores de diferentes bairros como Centro, Cerrito, Medianeira, Patronato, Nonoai e Camobi. A vistoria desta quarta-feira foi realizada em uma área rural onde foram localizadas aproximadamente 40 toneladas de adubo orgânico à base de esterco de peru.
O composto orgânico é utilizado no plantio de milho em uma área que, segundo a Fepam, está devidamente licenciada, mas pode ter relação com o problema. A força-tarefa determinou que o restante do produto não fosse aplicado no solo até a confirmação de sua qualidade.
Preliminarmente, a Fepam avalia que o produto é orgânico e, portanto, não ofereceria risco iminente à saúde das pessoas nem ao meio ambiente. Contudo, não estão descartados outros fatores que possam ter motivado a origem do mau cheiro. O órgão estadual afirma que continuará acompanhando a situação.