O Rio Uruguai continua acima da cota de inundação em São Borja, Itaqui e Uruguaiana, na Fronteira Oeste. A elevação vem ocorrendo progressivamente nos últimos dias, e dezenas de famílias já precisaram sair de casa.
Em São Borja, o nível do Rio Uruguai começou a baixar nesta quinta-feira (12), segundo a Defesa Civil municipal. Na última medição, estava em 12m09cm. A cota de inundação é atingida aos 9m. Ao menos 226 pessoas foram afetadas pela enchente, das quais 58 estão em abrigos. O movimento acompanha a situação já observada em cidades acima, como Porto Mauá, na região das Missões, onde a água já recuou e possibilitou a retomada da travessia de balsa com a Argentina nesta quinta-feira.
Em Itaqui, a última medição informava que o Rio Uruguai marcava 9m64cm, o que equivale a 1m34cm acima da cota de inundação, que é de 8m30cm. O número de atingidos chega a 138 pessoas, e oito estão abrigadas em um ginásio.
Já em Uruguaiana, a água alcançou a marca de 9m08cm, sendo que a cota de inundação é 8m50cm. A prefeitura informou que 11 famílias foram retiradas de casa: três foram levadas para abrigos municipais e as outras para residências de amigos e parentes.