A elevação do nível do Rio Uruguai mantém suspensas as travessias de balsa para a Argentina em três municípios do noroeste gaúcho: Porto Mauá, Porto Xavier e Porto Vera Cruz. As interrupções ocorrem porque o rio ultrapassou as medidas que limitam a realização do transporte em segurança. Nas três cidades a água ainda não atinge residências.
A interrupção em Porto Xavier ocorreu na manhã desta sexta-feira (6), quando o Rio Uruguai ultrapassou os 7 metros, limite para o transporte entre o município e San Javier, na Argentina. Segundo a Defesa Civil da cidade, o rio está subindo cerca de 2 centímetros por hora e chegou aos 7m74cm nesta sexta. A tendência, conforme o órgão, ainda é de elevação nas próximas horas.
Em Porto Vera Cruz a travessia também foi suspensa na manhã desta sexta. A medição mais recente da Defesa Civil feita no município é de 8 metros, mas o órgão afirma que há sinais de estabilização no nível. A situação é monitorada e por enquanto não há transtornos na cidade, já que a água só atinge residências ribeirinhas a partir dos 11 metros.
Já em Porto Mauá, a suspensão do transporte ocorreu ainda na quinta-feira (5). Entre a manhã e a tarde desta sexta, houve recuo no nível do Rio Uruguai. A medição mais recente marcava 9m90cm, mas durante a manhã havia chegado aos 10m20cm. A Defesa Civil está em alerta devido à previsão de instabilidade em Santa Catarina durante o final de semana, o que pode impactar diretamente na elevação do Rio Uruguai na Região Noroeste.