O Rio Uruguai está em elevação em Porto Mauá, no Noroeste, e já causa interrupção na travessia de balsa entre o município e a cidade de Alba Posse, na Argentina. A suspensão ocorre desde às 14h30min desta quinta-feira (5), momento em que a medição do rio chegou aos 8m, limite máximo para manter o serviço com segurança. Por isso, a passagem de carros e caminhões no local fica interrompida e só deve ser retomada quando o nível voltar a ficar abaixo da medida limite.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte e coordenador da Defesa Civil de Porto Mauá, Eloir Moreira, pela manhã o Rio Uruguai estava em 5m80cm. Horas depois, à tarde, a medição apontou 8m80cm.
— Aqui hoje (quinta) não está chovendo, tem tempo bom. Mas em Santa Catarina e no Paraná está chovendo, em Itapiranga (SC) estava chovendo e a água vem daquela região. Quando começa a subir lá, leva 12h e a gente sente o aumento das águas do rio aqui em Porto Mauá — explica.
Outro fator que contribuiu para a elevação, conforme Moreira, é a chuva que atingiu a Região Noroeste na terça-feira (3). Ele afirma que o acumulado foi de cerca de 150 milímetros. Também houve queda de granizo na cidade, com danos em ao menos 10 propriedades no interior. A Defesa Civil distribuiu cerca de 120 metros de lonas e cordas para estas residências.
De acordo com Moreira, o Rio Uruguai deve continuar subindo e a previsão do órgão é de que chegue aos 11m na sexta-feira (6). Por isso, já é feita a remoção de bancos, pergolados e lixeiras na região da orla. Em algumas lojas próximas, no Porto da Aduana e no Centro de Atendimento ao Turista e Bilheteria móveis foram retirados, por precaução.