O segundo episódio da sexta temporada do Tua Voz: Santa Maria teve como entrevistado Rafael Bertagnolli. Sócio fundador e hoje diretor geral da Baristo Café, Rafael é formado pela Universidade Federal de Santa Maria que teve, junto com outros colegas, uma oportunidade dentro de uma das incubadoras da instituição.
Durante a conversa, Rafael contou como iniciou a ideia da Baristo, que era bem diferente do que a empresa é hoje. Um dos três colegas, que esteve na Itália, sugeriu uma máquina de café semelhante às de refrigerante, em que o cliente escolhe o produto, coloca as moedas e na sequência recebe sua bebida, sem necessidade de um intermediador. Porém, a equipe percebeu a importância que o seu público dá a ter um atendente fazendo essa função, o que acabou mudando um pouco o foco da empresa.
Ainda durante a entrevista, ele contou sobre outras ideias que tiveram, as oportunidades que tiveram de acertar e errar, dentro da incubadora, e como foi necessário ter coragem para ir para o mercado.
Para além das máquinas, Rafael também contou que gosta de praticar esportes, é maratonista e logo irá participar de uma competição fora do país. E fala que, para ele, a maratona é uma competição consigo mesmo, em que ele deve ser melhor que ele já foi, sem se comparar com outros corredores.
A conversa contou com a apresentadora da RBS TV Vanessa Backes.
Sobre o Podcast
O "Tua Voz: Santa Maria" chega a sua sexta temporada. Agora são 62 episódios, em que o foco é conversar com personalidades da cidade sobre sua história e relação com o coração do Rio Grande do Sul.
Santa Maria sempre é centro dos nossos debates. A sexta temporada veio com propósito de dar voz a Santa Maria, convidando personalidades da região para falar sobre assuntos relacionados a cidade, factuais ou não. Os convidados são selecionados a partir de sua conexão com Santa Maria, como líderes de entidades, comunitários, empresários, esportistas e outros. Nas conversas, os entrevistados contam sobre a relação com a cidade, refletem sobre as crenças e perspectivas para o município, discutem as principais dificuldades e soluções ou debatem pautas factuais que estejam preponderando no município.