O "Tua Voz, Santa Maria" está de volta para a sua sexta temporada. E o primeiro dos doze entrevistados que contarão as suas histórias nos próximos meses é Gilvan Ribeiro. O ex-atleta da canoagem velocidade é nascido em Cruz Alta, mas ainda criança veio com os pais para Santa Maria e aqui fincou raízes, embora tenha percorrido 25 países mundo a fora com o seu talento com os remos. Hoje, Gilvan é membro da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro, que trabalha no planejamento e organização para os representantes do Brasil que vão disputar a Paris 2024. Atualmente ele também é secretário municipal de esportes de Santa Maria. Mas para muito além disso, ostenta no currículo a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 em duas categorias, três medalhas em Jogos Pan-Americanos, dezenas de títulos brasileiros e disputas de mundiais.
Gilvan começou contando sobre como iniciou sua trajetória no esporte. Sem muita afinidade com uma bola, viu em um projeto social em sua escola a oportunidade de conhecer uma modalidade diferente das mais tradicionais. Além disso, aquela rivalidade com o irmão Givago, alguns anos mais velho, o motivaram a se dedicar às remadas. Os treinamentos eram bem perto de casa, próximo à barragem do DNOS, no bairro Campestre do Menino Deus. E a escolha deu certo, tanto ele quanto o irmão se destacaram e logo foram para outras cidades e até estados, como São Paulo e Paraná, para representar as cores do Brasil.
Alguns anos depois, o projeto acabou. Para proporcionar a outros jovens a mesma oportunidade que tiveram, Gilvan, Givago e a mãe, Cristina, fundaram a Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos (Asena). Dali surgiram vários outros talentos que também disputaram competições a nível nacional e continental.
Em 2011, Gilvan e Givago conquistaram duas medalhas de bronze no Pan-Americano de Guadalajara, no México. Logo depois, o irmão mais velho decidiu deixar as competições de alto nível. Eles ficaram fora dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 por menos de meio segundo. Mas Gilvan continuou atrás do sonho olímpico. Em 2015, uma nova conquista em Pan-Americano, dessa vez a prata em Toronto, no Canadá.
Em 2016, a poucos meses da Rio 2016, veio a confirmação da vaga olímpica no K2-200 metros ao lado de seu parceiro de remada, Edson Silva. Eles ainda também herdaram uma vaga no K4-1.000, já que a embarcação russa foi suspensa por suspeita de doping. Na Cidade Maravilhosa a medalha não veio, mas eles fizeram bonito e orgulharam todos os brasileiros.
No ano seguinte, Gilvan decidiu se aposentar dos remos para ficar mais perto da filha Clara, que havia nascido durante o caminho em busca da vaga olímpica. No seu último Campeonato Brasileiro foram nove títulos conquistados nas mais diversas categorias. Após isso, o ex-atleta concluiu a graduação em jornalismo, iniciou a faculdade de psicologia, que está prestes a terminar, e entrou para a vida pública como secretário. No entanto, o cargo tem data para ser entregue. Em 31 de dezembro de 2024, passará a dedicar-se exclusivamente como psicólogo.
A entrevista foi feita pelos apresentadores da Rádio Gaúcha Santa Maria, Amanda Boeira e Naiôn Curcino.
Sobre o Podcast
O "Tua Voz: Santa Maria" chega a sua sexta temporada. Agora são 61 episódios, em que o foco é conversar com personalidades da cidade sobre sua história e relação com o coração do Rio Grande do Sul.
Santa Maria sempre é centro dos nossos debates. A sexta temporada veio com propósito de dar voz a Santa Maria, convidando personalidades da região para falar sobre assuntos relacionados a cidade, factuais ou não. Os convidados são selecionados a partir de sua conexão com Santa Maria, como líderes de entidades, comunitários, empresários, esportistas e outros. Nas conversas, os entrevistados contam sobre a relação com a cidade, refletem sobre as crenças e perspectivas para o município, discutem as principais dificuldades e soluções ou debatem pautas factuais que estejam preponderando no município.