Rota alternativa para chegar ao Vale do Taquari e parte fundamental da ligação da Região Metropolitana com o Vale do Rio Pardo e Região Central, a travessia da ponte sobre o Rio Taquari, na RS-287, está restrita a veículos leves. A situação tem provocado lentidão no trecho, situado entre os municípios de Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires.
Às 20h15min desta terça-feira (5), tinha cerca de 23 quilômetros de lentidão no sentido Tabaí-Santa Cruz do Sul. Na mão oposta, era cerca de 19 quilômetros de fila.
O tráfego no local está operando no esquema pare e siga, com somente veículos leve passando. Cuidado que se faz necessário para preservar a estrutura da ponte, que tem vibrado devido a força da água.
Próxima à ponte, a comunidade de Mariante foi totalmente coberta pela água do Taquari. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, diz que “Vila Mariante vive a maior enchente da história”. Situação que fez a prefeitura publicar um decreto de emergência nesta terça-feira.
A inundação tomou conta de casas e propriedades rurais. Por isso, motoristas devem estar atentos aos bichos soltos na via, como cavalos e bois, que foram buscar abrigo na parte alta, que é o talude por onde passa a RS-287.