Depois que as enchentes da semana passada atingiram o Estado, principalmente o Vale do Taquari, algumas entidades e instituições se mobilizaram para contribuir com as cidades afetadas. É o caso do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no RS (Sinduscon-RS), que iniciou, na última quarta-feira (6), uma campanha para arrecadar recursos para aquisição de materiais que serão usados na reconstrução de imóveis atingidos pelas enchentes.
Segundo o presidente da entidade, Claudio Teitelbaum, foram doados, até o momento, mais de R$ 30 mil.
— Em apenas quatro dias, conseguimos juntar esse valor, com contribuições de integrantes da diretoria, conselho e associados, que será disponibilizado, no máximo, até terça-feira (11). É um sentimento de tristeza, mas podem ter certeza que estamos engajados para poder confortar e ajudar com uma solução, o mais rápido possível, para restabelecer as necessidades de quem precisa — destaca Teitelbaum.
Após uma reunião da diretoria, nesta segunda-feira (11), foi decidido que o Sinduscon-RS fará um levantamento junto aos fornecedores da cadeia produtiva da região atingida para verificar quais materiais são prioritários. O objetivo é oferecer o que for preciso, como tijolo, areia, telhas, ferro, argamassa, até louça e metais.
— Vamos, primeiro, verificar quando poderemos disponibilizar este material porque o momento agora é de limpeza. Mas vamos conversar com o governo do Estado e prefeituras para ver qual será a gestão e atuação profissional nestes processos — explicou o presidente do sindicato.
O vice-presidente do Sinduscon-RS, Aldo Pinheiro ressalta que a campanha continua e entidade deverá trabalhar junto com o governo estadual para poder encaminhar os materiais.
Para contribuição, foi disponibilizado o CNPJ do sindicato com chave PIX, (92973718000182), em nome de Associação Sul Riograndense da Construção Civil. Quem preferir depósito, o banco é Banrisul, agência 0015 e conta corrente 06.0703040-0.