Na manhã desta quarta-feira (6), 42 mil clientes permaneciam sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, nas áreas de concessão da RGE e da CEEE Equatorial, em razão das chuvas que atingiram o Estado.
Na área da RGE, 39 mil clientes estão sem energia elétrica, principalmente nos municípios de Vespasiano Corrêa, Roca Sales, Encantado, Relvado, Coqueiro Baixo, Imigrante, Doutor Ricardo, Muçum, Nova Brescia, São Valentim do Sul, Arroio do Meio, Santa Tereza, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Estrela. A redução do nível da água permitiu religar a energia para 7 mil clientes
Por meio de nota, a RGE informou que não é possível religar a energia por razões de segurança. A empresa disse que segue monitorando a situação nessas duas regiões para restabelecer o fornecimento assim que o nível da água baixar.
Já na área de concessão da CEEE Equatorial, 3 mil clientes estão sem energia. Segundo a concessionária, a Região Metropolitana é a mais atingida, com 1,1 mil clientes sem luz. Os demais estão espalhados pela área de concessão, que abrange, além de municípios da Região Metropolitana, as regiões Sul, Centro Sul e Campanha, mais os litorais sul e norte do Estado, que seguirão sendo atendidas com atenção, ao longo de todo o dia.
Veja a lista de municípios com clientes sem energia na área de concessão da RGE:
- Vespasiano Corrêa
- Roca Sales
- Encantado
- Relvado
- Coqueiro Baixo
- Imigrante
- Doutor Ricardo
- Muçum
- Nova Brescia
- São Valentim do Sul
- Arroio do Meio
- Santa Tereza
- Lajeado
- Cruzeiro do Sul
- Estrela
Leia a íntegra da nota da RGE:
"A RGE informa que o grande volume de chuvas que atingiu o RS, nos últimos dias, causou o desligamento de energia elétrica em áreas alagadas, onde não é possível religar a energia, por razões de segurança. No momento, 39 mil clientes são afetados por estes desligamentos nos municípios de Vespasiano Corrêa, Roca Sales, Encantado, Relvado, Coqueiro Baixo, Imigrante, Doutor Ricardo, Muçum, Nova Brescia, São Valentim do Sul, Arroio do Meio, Santa Tereza, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Estrela. A empresa ressalta que segue monitorando a situação nessas regiões para restabelecer a energia assim que o nível da água baixar a níveis seguros.
SEGURANÇA - A empresa alerta que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento."
*Produção: Maria Stolting