Em Barra do Ribeiro, a elevação do nível do Guaíba fez com que quatro famílias tivessem de sair de suas casas. A água invadiu a orla do município, e o ponto mais afetado é a Praia da Picada, onde quadras esportivas e calçadas foram alagadas, e parte de um trapiche caiu.
Segundo a Defesa Civil do município, as quatro famílias se deslocaram para residências de parentes. Por conta do volume do Guaíba, indígenas que moram na região de Passo Grande terão que sair de suas casas ainda nesta tarde. O órgão não divulgou quantas pessoas serão retiradas.
No bairro Picada do Ribeiro, uma residência foi danificada e dezenas de ruas estão alagadas. Uma casa e um quiosque foram tomados pela água.
Segundo o prefeito de Barra do Ribeiro, Jair Machado, a situação é considerada crítica. Além da região das praias, outra preocupação é com o Arroio Ribeiro. Prefeitura, Defesa Civil e voluntários auxiliam moradores dos pontos mais atingidos.
— Essa enchente é uma das piores de todos os tempos que eu já vi na região — relata o prefeito.
Cachorro resgatado
O comerciante Paulo César da Luz, 53 anos, mora em uma região mais alta no município, mas está cuidando da casa de amigos, atingida pela água no bairro Picada do Ribeiro, enquanto eles estão em viagem. Por conta da chuva e do vento, ele teve de resgatar o cachorro dos amigos, o pastor alemão Thor, que estava ilhado na residência. Agora, ficará com o cuidador até que o nível da água retorne ao normal.
— É a pior enchente dos 15 anos, isso que o Arroio nem transbordou, como na semana passada. Vim buscar o Thor aqui, temos todo um cuidado com ele. A casa, a gente deixa como está, mas o cachorro a gente resgata — conta o comerciante.
Segundo a Defesa Civil, muitas das casas estão ao fundo da praia da Picada e devido ao nível do Guaíba na região as equipes do órgão encontram dificuldade para acessar a região. Para auxiliar os moradores, a Escola Municipal Fernando Hoff foi disponibilizada como abrigo aos atingidos.