Promovido pelo Grupo RBS, a partir da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), o projeto Editais 2023 vai repassar R$ 112 mil a cinco iniciativas que contribuem para a transformação da sociedade. Na oitava edição, foram selecionadas ações voltadas à cultura, ao apoio para crianças e adolescentes e ao esporte, com foco social em atividades no Rio Grande do Sul.
Destinado a professores da rede pública, o curso Minuto Escola, realizado pela Um Minuto Produções Culturais LTDA, está entre os dois selecionados na área da cultura. As aulas são gratuitas e oferecem noções básicas de audiovisual aos docentes, a fim de tornar o vídeo uma ferramenta pedagógica capaz de diversificar e enriquecer suas estratégias em sala de aula. Outra contemplada da área será a VI Edição do Téti - Festival de Arte e Cultura Para a Infância, previsto para outubro. A iniciativa multidisciplinar oferece oficinas criativas, espetáculos e atividades lúdicas a crianças e suas famílias, em Caxias do Sul.
Por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga teve o projeto de manutenção do Programa Vida Urgente entre os comtemplados. O benefício garantirá a continuidade das atividades permanentes da instituição - como o Contadores de Histórias, projeto pedagógico que tem como objetivo a segurança das crianças - e a consolidação do programa como referência junto às escolas e à comunidade de Porto Alegre.
Entre as duas iniciativas selecionadas no esporte, está o Educando pelo Esporte na Bonja (RS), da Associação Esportiva e Cultural Pró-Esporte. O projeto promove atividades esportivas e socioeducativas com o intuito de ensinar e incentivar a prática esportiva para crianças e adolescentes da comunidade do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. No sul do Estado, o projeto escolhido foi a oitava edição do ABC da Bola com as Meninas, promovido pela Liga de Futebol Feminina Sul Brasileira, que busca fomentar a prática esportiva e regular do futebol para meninas na faixa etária entre 10 e 17 anos, moradoras de Pelotas e Rio Grande.
Os valores a serem repassados foram distribuídos entre as iniciativas de acordo com a solicitação durante a inscrição, considerando a viabilidade de execução e a possibilidade de alcançar o maior número possível de beneficiados. Realizado desde 2016, o projeto Editais é uma das principais ações sociais do Grupo RBS e já beneficiou 43 projetos, totalizando R$ 1,8 milhão em doações para todo o Estado.