Os homenageados na 24ª edição do Troféu Guri foram agraciados em evento na Expointer, na noite desta segunda-feira (28). Nomes de áreas como empreendedorismo, agronegócio, música e comunicação receberam a tradicional distinção, entregue a personalidades que ajudam a levar a marca do Rio Grande do Sul para além do pago. Com apresentação dos comunicadores Cristina Ranzolin e Pedro Ernesto Denardin, a cerimônia foi realizada na Casa RBS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e contou com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, dos prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo, e de Esteio, Leonardo Pascoal, dos secretários estaduais Giovani Feltes (Agricultura), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, e de líderes de entidades e representantes de setores da economia.
Na abertura da noite, o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo, afirmou que a RBS, como grupo de comunicação, tem o papel fundamental de apontar os problemas e desafios para sociedade, mas também de mostrar os caminhos para se avançar juntos. Nesse sentido, destacou, o Troféu Guri cumpre uma função de reconhecer pessoas que buscam essa transformação e contribuem para o Estado, servindo de inspiração:
— Hoje é uma noite especial, porque a gente mostra os caminhos e a inspiração para que se faça mais e melhor aqui no nosso Estado. Os homenageados são pessoas que levam o nome do Estado para fora. Mas eu queria valorizar muito o que fica aqui, no Rio Grande do Sul, com o exemplo de cada um em seus setores.
Essa é a segunda vez que o Troféu Guri homenageia pessoas de fora que adotaram o Estado. Investindo na produção de oliveiras e em vinícolas na Região da Campanha, Galvão Bueno levou o prêmio Gaúcho por Escolha. O comunicador afirmou que a admiração dele pelo Rio Grande do Sul aumenta a cada dia que passa, destacando o fato de os gaúchos prezarem tanto por suas origens e costumes. Ele disse ter orgulho de contribuir para o crescimento do Estado que o acolheu, gerando postos de trabalho e fortalecendo a economia:
— Gerar emprego no Rio Grande, ajudar o Estado a trabalhar seja talvez a coisa mais importante que eu tenha conquistado na vida.
Os demais premiados destacaram pontos como protagonismo do agronegócio no crescimento do Estado, melhoramento genético na pecuária, investimento em pesquisa em saúde e a mobilização por fazer do Rio Grande do Sul uma referência em inovação.
Em saudação aos homenageados da noite, o publisher do Grupo RBS e membro do conselho da RBS, Nelson Sirotsky, disse que os agraciados desta edição são uma síntese dos valores que os gaúchos cultuam, reunindo qualidades e princípios de guris e gurias de todo o Estado:
— Espalhamos essa gurizada pelos campos do mundo através da comunicação que fazemos todos os dias por meio dos veículos da RBS.
Ao fim de sua fala, Sirotsky fez uma surpresa, indicando a existência de um décimo homenageado no Troféu Guri. A distinção especial foi entregue ao comunicador Pedro Ernesto Denardin pelos 50 anos de comunicação no Grupo RBS. Pedro Ernesto agradeceu a lembrança:
— Jamais imaginei que pudesse também ser homenageado com o Troféu Guri, mas estou tão feliz quanto os outros nove agraciados da noite.