Renovando a cada ano uma tradição da Expointer, o Grupo RBS realiza mais uma edição do Troféu Guri. A premiação homenageia nove personalidades que se destacam em suas áreas de atuação e que ajudam a levar a marca do Rio Grande do Sul para além de suas divisas. A cerimônia será nesta segunda-feira (28), a partir das 18h, na Casa RBS, localizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Há 24 edições, o Troféu Guri valoriza nomes relevantes para o desenvolvimento e a cultura do RS nascidos no Estado, mas, desde 2022, passou a contemplar gaúchos por adoção. Neste ano, esta distinção cabe ao narrador esportivo Galvão Bueno, que realizou o desejo de empreender no agronegócio em Candiota, na região da Campanha, onde cria gado e cavalo crioulo, tem plantio de oliveiras e uma vinícola.
Ele se soma aos empresários Antônio Roso, Celso Rigo, Fernando Goldsztein, João Jacob Vontobel e Marciano Testa, à influenciadora, produtora rural e empresária Camila Telles, ao músico Érlon Péricles, e à presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, que representam importantes setores como agronegócio, indústria, terceiro setor, cultura e inovação.
— Para o Grupo RBS, é uma honra e um orgulho promover o Troféu Guri, evento que dá visibilidade a gaúchos e gaúchas que são exemplo para o nosso Estado. Referências que levam adiante os valores do Rio Grande do Sul e servem de inspiração para outras pessoas fazerem a diferença — destaca o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
Uma das principais atividades culturais da RBS na Expointer, o Troféu Guri se inspira na canção Guri, de autoria de João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho, eternizada na voz de César Passarinho, que venceu o festival Califórnia da Canção Nativa em 1983. Fechada para convidados, a cerimônia será exibida ao vivo em GZH, com patrocínio de Banrisul, apresentação Stihl e apoio Masal.