O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou, nesta quarta-feira (16), a análise preliminar do apagão que afetou o Distrito Federal e 25 Estados, na terça-feira (15). Segundo o órgão, um dos motivos para o incidente teria sido a interrupção do fornecimento de energia elétrica na linha Quixadá-Fortaleza II, no Ceará.
A informação sobre um evento no Ceará já havia sido antecipada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e pelo diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, em entrevista à imprensa nesta quarta.
A nota do órgão indica que o desligamento da linha Quixadá-Fortaleza II teria sido causado por "atuação incorreta da proteção" e que após a interrupção do fornecimento de energia neste ponto, houve um "afundamento brusco de tensão" no Sistema Interligado Nacional (SIN).
De acordo com o ONS, no entanto, a interrupção isolada desta linha não seria responsável por todo o evento de terça-feira. Outras possíveis causas seguem sendo investigadas.
"A análise preliminar aponta as causas do ocorrido e agora vamos aprofundar os estudos para redefinir mecanismos de prevenção", afirma o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, no texto.
Uma avaliação mais detalhada do apagão deve ocorrer no próximo dia 25, em reunião do ONS com o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Cronologia do apagão, segundo o ONS
- 1º evento: gerou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste
- 08h43min: foi iniciado o restabelecimento das cargas da região Sul, sendo concluída às 09h05min
- 08h52min: iniciado o restabelecimento das cargas do Sudeste/Centro-Oeste, sendo concluída às 09h33min
- 14h49min: SIN é 100% recomposto