Geral

No DF e em 25 Estados
Notícia

Ministério diz que sistema nacional de energia foi restabelecido cerca de seis horas após apagão

Conforme a pasta de Minas e Energia, normalização ocorreu às 14h30min, restando "ajustes pontuais"

Estadão Conteúdo

Marlla Sabino

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Ocorrência registrada às 8h31min levou à "separação elétrica" do Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o sistema nacional de energia foi restabelecido às 14h30min desta terça-feira (15) — cerca de seis horas após a ocorrência que causou um apagão no Distrito Federal e em 25 Estados brasileiros. Segundo a pasta, restam ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades.

Ainda conforme o MME, uma ocorrência registrada às 8h31min levou à "separação elétrica" do Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), pelo menos 16 mil megawatts (MW) de energia foram interrompidos no começo da manhã.

"O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30min, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades", informou a pasta.

Roraima foi o único Estado que não foi atingido pelo apagão, por não integrar o sistema interligado nacional — tendo a energia fornecida por termelétricas locais.

No Rio Grande do Sul, a CEEE Equatorial e a RGE estimam que 942 mil clientes foram afetados pelo desabastecimento. De acordo com as duas empresas, o serviço foi totalmente restabelecido no Estado ainda no turno da manhã.

O ONS divulgou uma nota na tarde desta terça-feira sobre o fato:

"OCORRÊNCIA NO SIN EM 15.08.2023: ENERGIA RESTABELECIDA EM TODO O PAÍS

Recomposição foi concluída em todas as regiões do país às 14h49

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31min, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos a perda de 18.900 mil MW de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05min e nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, às 9h33min. O SIN foi 100% recomposto às 14h49min.

As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."

Gráfico do ONS mostra momento do apagão

ONS / reprodução
Gráfico da ONS mostra momento do apagão no RS


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Acerto de Contas

07:00 - 08:00