O Rio Grande do Sul tem 380 mil pontos sem energia elétrica em decorrência da passagem de um novo ciclone extratropical pelo Estado. O último balanço da RGE, divulgado por volta das 7h10min desta sexta-feira (14), aponta 23 mil clientes afetados na área de cobertura da empresa. A maior concentração de afetados está na região da Serra. O número anterior era de 33 mil. Já a CEEE Equatorial, conforme levantamento mais recente, das 7h30min, são 357 mil pontos sem luz. A maioria está na região sul do Estado. Na noite de ontem, o número chegava a 715 mil clientes afetados da empresa.
Segundo detalhamento da CEEE, são 105 mil clientes com fornecimento interrompido na Região Sul: Pelotas (70 mil), Canguçu (8 mil), Capão do Leão (11 mil) e Jaguarão (4 mil). No Litoral Norte, são 91 mil: Tramandaí (21 mil), Osório (5 mil), Imbé (6 mil), Torres (7 mil), Santo Antônio da Patrulha (14 mil), Capão da Canoa (6 mil), Cidreira (3 mil) e Maquiné (5 mil). Na Região Metropolitana, são 41 mil: Porto Alegre (14 mil), Viamão (17 mil), Alvorada (3 mil) e Guaíba (1 mil). No Litoral Sul, são 63 mil: Rio Grande (51 mil) e São José do Norte (7 mil). No Centro-Sul, são 47 mil: Camaquã: (14 mil), São Lourenço do Sul (10 mil), Arambaré (04 mil) e Cristal (3,5 mil). Já na Campanha, são 12 mil: Bagé (3,5 mil) e Lavras do Sul (4 mil) e Pedras Altas (1 mil).
Morador do bairro São Caetano, no extremo sul de Porto Alegre, o compositor musical Felipe Weber relata que está a 27 horas sem luz em sua residência. Por ter poço artesiano, assim como vizinhos, a situação faz com que fiquem também sem água. A internet e o sinal de telefone também ficam prejudicados, afirma.
Segundo ele, a região é rural e a quantidade de árvores costuma criar problemas para a fiação. Nos outros dois ciclones já registrados nas últimas semanas, sua residência também ficou sem luz: em junho, isso aconteceu por três dias, já no fenômeno do início de julho, foram 24 horas.
No bairro Sítio São José, em Viamão, o pedreiro autônomo Paulo Fernando Ramos de Almeida conta que ficou das 5h às 18h da quinta-feira (13) sem luz em sua casa. Ele também ficou sem água. Nas outras duas ocorrências de ciclone, foram cinco e dois dias sem energia elétrica, respectivamente.
A CEEE Grupo Equatorial Energia reafirma que a operação para a recomposição total do abastecimento de energia segue com o trabalho constante de todas as equipes em campo. Com início na quarta-feira (12), o evento climatológico apresentou maior intensidade na quinta-feira (13) com chuvas de aproximadamente 100 mm e rajadas de ventos de até 140 km/h.
A RGE informou que, devido à atuação do ciclone, galhos e árvores de grande porte danificaram a rede, prejudicando o fornecimento de energia em diversos pontos da área de concessão. As equipes seguem mobilizadas para restabelecer o fornecimento aos clientes atingidos no menor tempo possível.
A empresa alerta, ainda, que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.
Como pedir ajuda
RGE
SMS: se o problema for falta de energia, envie um SMS com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350
WhatsApp: (51) 99955-0002
Site
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800-970-0900
CEEE Equatorial
SMS: consumidores da empresa podem informar falta de energia enviando mensagem de texto para o número 27307 com a palavra "luz" e com o número da unidade consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura)
Site
Call Center: 0800-721-2333
WhatsApp: (51) 3382-5500