O ciclone extratropical que avança sobre o sul do Brasil causou estragos em diversas cidades de Santa Catarina. A Defesa Civil do Estado observou rajadas de vento de 127 km/h na cidade de Bom Jardim da Serra e de 103 km/h em Urupema, ambas na serra catarinense. A chuva também causou alagamentos, interdição de rodovias, queda de árvores, destelhamentos e crise de abastecimento de água e energia elétrica.
Até o momento, as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil relataram 53 ocorrências em Santa Catarina. Os municípios de Flor do Sertão, Maravilha e Iraceminha já emitiram decreto de situação de emergência.
Alagamentos
Os alagamentos gerados pelas fortes chuvas causaram problemas no trânsito em várias cidades catarinenses na manhã desta quinta-feira. Em Içara, uma via pública na localidade de Ponta do Mato ficou intransitável, mas não houve danos materiais e humanos.
Em Urussanga, no município de Criciúma, também foi registrado um alagamento pontual na localidade de De Villa e outros em vias públicas e pátios de residências. Também não há danos materiais e humanos. Na cidade de Cunha Porã, os alagamentos provocaram danos em pontes e bueiros na zona rural.
No município de Maravilha, a hidrelétrica Foz de Chapecó teve uma vazão vertida acima de 6000 metros cúbicos — o equivalente a 6 mil litros — por segundo provocando o alagamento gradual de áreas de risco da localidade de Ilha Redonda, município de Palmitos. Em Água Doce, houve o transbordamento do rio Macaquinho na comunidade de Nova Vicenza e a situação está sendo monitorada.
Comunidades isoladas
O rompimento da ponte provisória da comunidade de Figueira, em Timbé do Sul, fez com que 187 pessoas ficassem isoladas. A passagem foi restabelecida na manhã desta quinta-feira.
Em Santa Rosa do Sul, a DIGD está realizando o monitoramento. É possível que a comunidade da região fique ilhada em decorrência da elevação do Rio Mampituba, que pode ainda se unir ao Rio Canoas.
Destelhamento
Também foram registrados destelhamentos em várias cidades catarinenses. Em Flor do Sertão, a Defesa Civil atendeu a seis ocorrências envolvendo residências familiares e uma edificação comercial. Para resolver parcialmente o problema, foram distribuídos 350 metros quadrados de lona.
Um ginásio em Saudades, no município de Maravilha e um barracão próximo também foram destelhados. O mesmo ocorreu com duas escolas municipais, duas edificações comerciais e 23 residências familiares. Foram distribuídos 2 mil metros quadrados de lona para evitar maiores danos.
Em Maravilha, pelo menos 30 residências ficaram destelhadas e também uma edificação comercial. Em decorrência disso, há cinco famílias desabrigadas até o momento.
Na cidade de São Miguel da Boa Vista, a Defesa Civil atendeu a seis ocorrências de destelhamentos e distribuiu 300 metros quadrados de lona. Em Tigrinhos, o mesmo ocorreu com parte de uma edificação mista (comercial e residencial), que foi arrancada parcialmente.
Em Catanduvas, no município de Joaçaba, 19 casas ficaram destelhadas parcialmente nos Bairros Sebaldo Kunz, Sayonara, Cidade Jardim e Centro.
Queda de árvores
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a maioria dos atendimentos realizados até o momento são para o corte de árvores para desobstrução de vias públicas e bueiros, interdição de ruas em virtude de alagamentos, retirada de postes caídos, limpeza de pistas por vazamento de óleo e distribuição de lonas para residências destelhadas.
— Nossa ideia é estarmos todos já preparados e em condições de realizar os atendimentos em menor tempo possível. Além disso, é importante que as outras instituições estejam alinhadas, para que possamos juntar forças neste momento — afirmou o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
Previsão
Segundo boletim divulgado pela Diretoria de Gestão de Desastres (DIGD) da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, a previsão é de que nas próximas horas a frente fria se afaste de Santa Catarina e, com isso, ocorra redução da intensidade das chuvas. Já os ventos deverão se intensificar, principalmente na direção do quadrante sul.
*Produção: Filipe Pimentel